Saiba quais cuidados tomar ao dirigir à noite e como se sentir mais seguro
Segundo dados do Mapa da Motorização Individual de 2019, no Brasil, entre 2008 e 2018 houve um acréscimo de 28,6 milhões de automóveis e 13,7 milhões de motocicletas no país. Isso significa que o Brasil passou de 37,1 milhões para 65,7 milhões de automóveis.
É claro que os carros trazem muito mais conforto e praticidade. Porém, há tantos automóveis na rua que dirigir passou a ser um tanto quanto estressante, especialmente dirigir à noite. Isso porque 50% das fatalidades no trânsito ocorrem durante esse período.
Por isso, se você quer saber quais cuidados tomar ao dirigir à noite e como se sentir mais seguro, é só conferir essas dicas que preparamos para te ajudar:
Dirigir cansado nunca é uma boa opção, principalmente se estiver dirigindo à noite. Por isso, esteja sempre bem descansado. A falta de luz pode despertar sonolência e, dessa forma, o nível de alerta do corpo reduz, dando mais espaço para ocorrer acidentes.
Uma boa alternativa para se manter alerta caso o sono comece a aparecer, é colocar aquela música animada. Ela te ajuda a despertar e, assim, descansado ou não, você não corre o risco de cochilar durante o trajeto (o que pode ser extremamente perigoso).
Ligue o rádio, coloque aquela música de sempre e mantenha sempre a atenção no volante.
Por estar à noite, o seu tempo de reação pode ser mais lento. Portanto, tente manter uma velocidade mais baixa. Com a visibilidade limitada, a reação a perigos, sinais de trânsito e outros veículos leva mais tempo.
Ao dirigir mais devagar, você terá mais tempo para fazer as ações apropriadas quando necessário, isso evita acidentes na frente do volante.
Dirigir à noite é mais perigoso para todos os condutores por conta da redução de visibilidade que comentamos aqui em cima. Por isso, mantenha a atenção na sinalização!
Não ultrapasse em locais proibidos, mantenha-se abaixo dos limites de velocidade e não faça ultrapassagens perigosas ou em locais proibidos (nem pelo acostamento). Além disso, se atente em áreas identificadas como de passagem de pedestres ou animais.
Durante a noite, nossa perspectiva de espaço é afetada pela baixa luminosidade. Isso afeta a compreensão tanto da sinalização, quanto de curvas perigosas, obstáculos na via, pedestres ou ciclistas. Por isso, sempre confira as lanternas do seu carro antes de dirigir à noite.
É claro que o cuidado não deve ser só com as lanternas do carro. O ideal é sempre verificar os pneus, manter o tanque cheio o suficiente para chegar ao destino e conferir se está tudo certo com o óleo do motor.
Mantenha o para-brisa e os espelhos limpos para evitar reflexos durante a condução noturna.
Embora de dia você possa não perceber, um para-brisa sujo espalha a luz e torna extremamente difícil ver através da noite, prejudicando a direção. Por isso, verifique se os faróis estão limpos e sem danos. Faróis sujos ou danificados não apenas limitam sua visão, mas também podem lançar um reflexo em outros motoristas.
Se for dirigir à noite com o intuito de fazer uma viagem longa e pegar estrada, é recomendável fazer um checklist. Planeje as paradas em locais seguros e próximos a restaurantes, postos de gasolina e hotéis com boas avaliações. Evite parar no acostamento. Pode ser arriscado em relação a assaltos e até mesmo acidentes de trânsito.
Por conta da sonolência, o ideal é fazer refeições leves. Refeições pesadas potencializam aquele famoso sono depois de comer – já que exigem maior esforço e tempo para a digestão.
Por outro lado, uma refeição leve, com saladas e carnes magras, ajuda a evitar desconfortos e problemas digestivos. Esse é um detalhe importante para quem ficará sentado dirigindo por longos períodos e quer fazer uma viagem segura e sem intervenções.
A luz interna do veículo pode prejudicar totalmente a visão do motorista. Embora pareça inofensiva, ela diminui a percepção de faróis e semáforos, algo que pode resultar em acidente.
É claro que essa dica não serve apenas para a direção durante à noite. Direção e álcool não combinam e é extremamente arriscado, tanto para quem está dirigindo quanto para quem está no trânsito.
O álcool diminui a atividade do sistema nervoso central e prejudica o motorista de várias maneiras. Por isso, se for dirigir, não beba. Além de ser crime, é um ato irresponsável e que pode resultar em diversos acidentes.
E não podemos esquecer de uma outra dica importante: ter um seguro auto de confiança, que você possa contar em situações de emergência. Por isso, tenha sempre em mãos os canais de atendimento para acioná-lo quando necessário.