Thinkseg
Auto

O carro derrapou? Veja o que fazer

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Descubra o que você pode fazer se o seu carro derrapou

Todos os motoristas sabem o quão pode ser difícil dirigir quando as condições climáticas interferem na condução de um veículo.

Seja batida, ou se o seu carro derrapou, a verdade é que chuvas e neblinas causam um  grande desconforto em muitas pessoas, já que o descontrole de um veículo é o medo de muitos.

Para quem já passou por esse tipo de situação, seja derrapagem ou aquaplanagem, sabe que o medo de um acidente é gigante, assim como o risco também é.

Por representar um alto risco para acidentes, é importante saber como se prevenir. Porém, para isso, é preciso entender como acontecem e o porquê ocorrem as derrapagens.

O que faz o carro derrapar ou aquaplanar?

Quando acontece uma derrapagem, significa que os pneus do carro perdem a sua aderência com o solo. Isso faz com que eles escorreguem por uma pista lisa.

Diferente da derrapagem, a aquaplanagem é quando um veículo passa sobre uma fina camada de fluido e perde o contato com o asfalto. Isso pode resultar na perda de controle do motorista com o carro.

A aquaplanagem fica mais propensa a acontecer quando o motorista está em uma velocidade acima do recomendável em uma pista molhada. Com isso, as hipóteses de ocorrer um acidente ficam muito mais altas.

Quando o motorista sente que a parte dianteira do carro está flutuando, logo depois começa a perder o controle do automóvel. Este é o momento que se sabe que está aquaplanando.

Geralmente, é neste momento que a pessoa que está dirigindo começa a entrar em desespero. Nessa altura tudo pode ficar ainda mais perigoso.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Meu carro derrapou! O que fazer?

O seu carro derrapou e você não entende como aconteceu e quais são os cuidados para uma possível repetição? Então é recomendável tomar algumas precauções e entender como fazer isso, mesmo em momentos de desespero. 

Diminua a velocidade

A primeira dica é reduzir a velocidade. Tire devagar o pé do acelerador e coloque o volante esterçado para dentro da curva ou da rua, nunca para fora.

A falta de regulação dos pneus do carro também podem virar uma causa comum para a derrapagem, ou até mesmo vias irregulares.

É importante lembrar que diminuir a velocidade nessa situação não significa colocar toda sua força no freio. Isso, inclusive, pode acabar piorando a retomada do controle do veículo.

Em diversos casos, apenas tirar lentamente o pé do acelerador é o suficiente para o controle voltar.

Não tire as mãos do volante!

Pode parecer óbvio, mas em momentos de tensão pode-se esquecer do básico e fazer coisas que em situações mais calmas, não fariam. Por isso essa dica é imprescindível.

O volante é o que irá permitir ao motorista ter o controle do carro de volta, e ficará mais fácil se ele estiver com as mãos bem firmes nas mãos do condutor.

Outro ponto importante é não puxar o freio de mão neste momento. É necessária muita atenção e um pouco de força voltada para o volante.

Se a derrapagem aconteceu com os pneus traseiros, lembre-se de girar o volante para onde você quer que a traseira vá.

Preste atenção para onde olhar

Geralmente os motoristas dirigem em direção para onde olham. Portanto, é importante prestar atenção para onde você quer ir e não nos obstáculos.

Por exemplo, se você vir um muro, é grande a probabilidade que você fique somente prestando atenção em não bater nele e aí que está o problema. Mesmo sendo inconsciente você irá para a direção de onde está olhando.

Lembre-se de dirigir para onde você quer ir

Casado com a dica acima, é importante que o motorista vá para a direção mais segura possível. Por isso, foque no local para onde deseja ir.

Como agir na aquaplanagem?

Assim como na derrapagem, quando acontece a aquaplanagem o certo é retirar o pé do acelerador de forma calma e não apertar freio ou puxar o freio de mão.

Mantenha as mãos no volante e, quando mais tranquilo e os pneus no chão de novo, avalie a estrada novamente. Tenha cuidado para não bater em outro veículo.

Não se esqueça de manter distância de outros carros quando a chuva estiver mais forte. Observe se o rastro do veículo some rapidamente. Se isso acontecer, é um sinal de que pode efetuar-se uma aquaplanagem!

Como evitar 

Existem diversos fatores que podem influenciar uma derrapagem. Porém, a velocidade que o carro está é que irá determinar o acontecimento.

A melhor maneira de evitar que um derrapamento ocorra é diminuir a velocidade onde existem riscos para essa situação e prestar atenção nas ruas, principalmente quando o clima está ruim.

Se mesmo assim aconteceu e o seu carro derrapou, lembre-se de seguir à risca as dicas dadas anteriormente e mantenha a calma! 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Saiba como funciona o seguro para carro elétrico
Depois de bater recordes no último ano, a venda de carros eletrificados segue em alta em 2022. Houve uma...
Projeto de lei quer dispensar autorização do Detran para a customização de carros
Quase todo entusiasta de automóveis gosta de deixar o carro com “a sua cara”. A customização e personalização é...
Brasil comemora o Dia do Automóvel em 13 de maio
Todo dia 13 de maio é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Automóvel e da Estrada de Rodagem....
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Ao vender o carro, posso transferir o seguro?
Ao trocar de carro, é muito comum o segurado não saber exatamente o que fazer em relação ao seguro...