Descubra como funciona a vistoria online do seguro auto Pay Per Use e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto
A vistoria de carro é um procedimento comum que proprietários de veículos precisam fazer em determinadas situações. O objetivo é garantir que o carro está apto para rodar, seja fisicamente ou com relação aos documentos.
Normalmente, esse processo de vistoria acontece no próprio Departamento de Trânsito (DETRAN) ou em oficinas regularizadas para tal, onde uma série de itens são avaliados. No entanto, a vistoria online do Pay Per Use opera de forma diferente.
Quer saber como vistoria de carro acontece na modalidade de seguro auto Pay Per Use, da Thinkseg? Então, continue lendo até o final para descobrir.
A vistoria de carro é uma análise realizada pelo Detran ou postos devidamente autorizados, chamados de ECVs (Empresa Credenciada de Vistoria). Nela, três objetivos básicos são buscados:
Assim, caso um dos itens acima não esteja de acordo com a regulamentação, o proprietário do automóvel ficará impossibilitado de rodar com o mesmo nas vias. A partir disso, apenas a regularização da situação poderá liberar o carro para circulação.
A vistoria de carro deve sempre ser realizada em situações específicas, que são:
Desse modo, o veículo poderá ser avaliado no Detran ou em postos autorizados, que são oficinas licenciadas pelo Departamento de Trânsito do estado – e, possivelmente, serão os locais mais rápidos para conseguir essa liberação.
Além da documentação do veículo, que visa garantir que o automóvel é o mesmo das informações registradas no papel, alguns itens são verificados para garantir a idoneidade física do automóvel.
Assim, o motorista terá a certeza que a parte burocrática e de bom funcionamento do automóvel estarão em conformidade. Portanto, os seguintes itens do carro são analisados na vistoria:
Leia também:
Por operar de forma totalmente online, o Pay Per Use dispensa a vistoria tradicional no Detran e nas ECVs, proporcionando muita comodidade para os donos de veículos que não querem perder tempo com burocracias nas oficinas.
Assim, o processo para garantir que o veículo está apto para rodagem ainda é necessário, mas, no caso da modalidade de seguro auto da Thinkseg, os procedimentos são realizados pelo próprio motorista.
Veja como funciona a vistoria de carro do Pay Per Use em quatro passos:
Para o caso de veículos novos, a única atividade a fazer é tirar uma foto da nota fiscal do veículo. O carimbo que consta a data de saída do carro da concessionária deve ficar legível.
Isso é suficiente para fazer a ativação no Pay Per Use e, desse modo, liberar o carro para rodar. Como o automóvel zero não tem peças desgastadas para análise, os carros 0 km já saem da concessionária prontos para andar.
Agora que você conheceu mais sobre o Pay Per Use, chegou a hora de fazer uma simulação para comprovar o quão inovadora e econômica é essa modalidade de seguro auto.