Usar menos carro e optar por meios de transporte mais sustentáveis pode trazer diversos benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde e o bolso. Além disso, há muito mais a oferecer do que apenas economizar com combustível e estacionamento.
Ao usar menos carro, você tem a possibilidade de enxergar a cidade de uma outra maneira e prestar atenção em detalhes que passam despercebidos quando estamos dirigindo. Uma árvore, uma praça bonita, uma casa com arquitetura atraente.
Dependendo do trajeto, é possível passar por parques e regiões arborizadas, escutar os pássaros, experimentar os aromas. Esse contato com a natureza é importante para nosso bem estar mental. Falando em natureza, um carro a menos significa redução de emissões de poluentes na atmosfera, redução de ruídos e menos espaço ocupado nas ruas.
Aqui estão algumas dicas para começar a estabelecer novas rotinas e tentar usar menos carro:
Planeje suas rotas com antecedência, escolhendo caminhos mais seguros e eficientes. Verifique horários e itinerários de transporte público.
Experimente deixar o carro em casa uma ou duas vezes por semana e use outras formas de transporte, como bicicleta, caminhada, transporte público ou caronas.
Se você tiver uma bicicleta, tente usá-la para trajetos curtos, como ir ao mercado ou à padaria. Não se esqueça do capacete e prefira ciclovias, ciclofaixas ou vias com pouco trânsito de veículos.
A bike também é uma importante aliada em deslocamentos até outros modais de transporte. Exemplo: pedalar de casa até a estação de ônibus ou metrô e deixá-la em um bicicletário.
Para quem mora em cidades com relevo acidentado ou para aqueles que não querem ou podem fazer grandes deslocamentos pedalando, as bikes elétricas são uma excelente opção. Com elas o esforço é bastante reduzido e algumas até permitem que não se pedale.
Combine com colegas de trabalho ou amigos que moram perto de você para dividir caronas, assim vocês podem usar menos carro, economizar dinheiro e ajudar a reduzir a quantidade de carros nas ruas.
Use o transporte público para deslocamentos mais longos, como ir para o trabalho ou para a escola. Aplicativos como o Moovit auxiliam na escolha dos ônibus e mostram os horários e pontos.
Defina metas realistas para usar menos carro e, gradualmente, tente aumentar a frequência dos dias em que você deixa o carro em casa.
Use aplicativos de trânsito e transporte público para planejar melhor suas rotas, e assim evitar possíveis contratempos.
Contrate o Seguro Auto Pay Per Use
Nesta modalidade de seguro Pay Per Use, você só paga o quanto rodar com o carro. Além de ser um incentivo para usar menos carro, você ainda economiza e garante a proteção do seu carro.
Mudar hábitos de anos nunca é fácil. Mas lembre-se que pequenas mudanças na rotina podem fazer grande diferença ao longo do tempo, tanto para você quanto para o meio ambiente. Comece aos poucos, avalie as dificuldades e benefícios, e adapte sua rotina para melhorar cada vez mais a sua mobilidade.