Conheça como as tecnologias sustentáveis podem ajudar a reduzir o impacto no meio ambiente e, assim, ajudar na proteção do nosso planeta
Você já ouviu falar em tecnologia sustentável? Esse conceito tem como foco um novo meio de desenvolvimento, onde o objetivo é evoluir como sociedade, mas sem comprometer o meio ambiente neste processo.
Assim, as tecnologias verdes permitem o progresso do homem. Isso porque os benefícios conquistados pelas inovações não poluem ou consomem recursos importantes para o futuro do planeta – o que é fundamental para nossa espécie.
Quer conhecer mais sobre tecnologia sustentável? Então confira a lista de inovações que trabalham em prol da humanidade e, também, da conservação do planeta.
Os painéis solares estão cada vez mais acessíveis e, logo, irão se popularizar para ajudar pra valer na preservação do meio ambiente. Essa tecnologia sustentável é fonte de muitos estudos, que buscam viabilizar seu uso na maioria das residências do planeta.
Algumas grandes corporações já se orgulham de utilizar energia 100% gerada pela luz solar. Esse é o caso do campus da Apple e do Google, que ostentam esse título nobre. Apesar dessa vitória, para o resto do mundo, os painéis solares ainda são um sonho distante.
No entanto, vale a pena esperar pelo dia que não precisaremos de outras formas de geração de energia que não seja a luz do Sol.
Dependendo do uso, a Internet das Coisas (ou IoT, da sigla inglesa Internet of Things) pode ser utilizada como uma tecnologia sustentável. É o caso dos sensores de medição que podem indicar vazamentos de água ou gases prejudiciais para o meio ambiente.
Conforme seu funcionamento, é possível monitorar situações que apresentem riscos para a natureza. Assim, antes de uma catástrofe acontecer, os sensores e dispositivos podem entrar em ação para avisar os responsáveis sobre o perigo iminente.
Na China, um dos países mais poluentes do planeta, uma tecnologia sustentável tem chamado a atenção pela sua proposta benevolente: ajudar a purificar o ar da cidade de Xi’an, uma das mais poluídas do país.
E a tecnologia em questão é o que deixa tudo mais curioso. O dispositivo é uma chaminé de 60 metros, cuja função é absorver os gases poluentes e retornar o ar filtrado e limpo. O sistema opera por energia solar para fazer o processo de limpeza das partículas nocivas ao meio ambiente.
Leia também: Projetos de sustentabilidade para seu dia dia
Os carros elétricos são sustentáveis em dois aspectos: não emitem gases poluentes e reduzem a poluição sonora, um problema preocupante nas grandes cidades, para praticamente zero.
Outro ponto importante é degradação do solo em busca de petróleo, o que é descartado para os carros elétricos. Por não dependerem de combustíveis fósseis, esses automóveis ajudam até nesse ponto, o que é muito sustentável.
Além disso, como não trabalham com componentes mecânicos, essa categoria de automóveis também dispensa o uso de fluidos para motor, freios, direção e embreagem. Isso impossibilita que os mesmos sejam descartados na natureza e, dessa forma, comprometam o meio ambiente.
Uma opção semelhante e igualmente inovadora na tecnologia sustentável são os carros híbridos, que utilizam um combustível fóssil ou renovável e também o motor elétrico.
Mais uma tecnologia sustentável e muito inteligente para corrigir um problema grave na natureza: a morte de milhões de abelhas por doenças, uso extensivo de pesticidas, desmatamento e mudanças climáticas.
Desse modo, o artista Michael Candy criou as flores robóticas que oferecem um habitat seguro e eficiente para que as abelhas façam seu trabalho de fecundação das plantas. Assim, esses insetos podem continuar trabalhando para manter o ecossistema ativo e, por consequência, o planeta vivo e protegido.
Diversas empresas atuais utilizam a tecnologia sustentável como base de suas operações, o que ajuda – de várias maneiras – a reduzir o impacto direto no planeta.
Emprestar uma ferramenta, alugar um carro, evitar que um automóvel novo vá para as ruas ou, simplesmente, passar um item usado para outra pessoa, são formas de uma economia compartilhada e é uma atitude sustentável.
Assim, na economia compartilhada, a capacidade de usar está acima da capacidade de ter muitos itens. E, nesse sentido, esse movimento ajuda muito o planeta, principalmente na evolução da mentalidade da sociedade.
Pode até parecer exagero, mas até os serviços evoluíram para se tornarem tecnologias sustentáveis. Nesse quesito, o seguro auto Pay Per Use, da Thinkseg, trabalha com uma premissa muito interessante: proteger o veículo de motoristas e beneficiar aqueles que optam por manter o carro na garagem.
Por mais que pareça estranho, essa medida visa a utilização consciente do automóvel para aqueles momentos especiais e indispensáveis. Assim, no dia a dia, os usuários podem optar por transportes alternativos, como bikes e patinetes elétricos.
Dessa forma, o Pay Per Use é uma tecnologia sustentável onde os motoristas pagam uma pequena assinatura mensal e alguns centavinhos por quilômetro rodado. Desse modo, quando menos usa o veículo, menor é a mensalidade no final do mês – e mais poluentes deixarão de ser emitidos.
Portanto, se você realmente pensa no futuro do planeta, existem várias maneiras para se tornar mais sustentável e, ainda assim, continuar experimentando as melhores inovações da humanidade. A evolução não depende da destruição do planeta, lembre-se sempre disso.