Qual a relação entre mercado de seguros, impactos socioambientais e desenvolvimento sustentável? Parecem coisas bem distantes, afinal, o que um seguro de carro teria a ver com isso, não é mesmo? Entretanto, essa relação é muito mais próxima do que podemos imaginar.
A função social do seguro faz com que o mercado assuma um papel de protagonista na agenda internacional da sustentabilidade. Isso porque um setor especializado em gestão de risco se faz crucial para a adaptação a um novo cenário climático que apoie o desenvolvimento sustentável.
O setor de seguros também é um dos primeiros a lidar com impactos socioambientais. Isso ocorre por trabalhar exclusivamente com análise de riscos, estudo de dados e probabilidades e gestão de indenizações.
Portanto, se uma determinada região do planeta começa a sofrer com tragédias ambientais inéditas e seguidas, as seguradoras entram em ação. Elas conseguem identificar rapidamente a razão daquilo estar acontecendo e mensurar os prejuízos causados. Para as seguradoras, quanto menores forem os impactos, melhor será para a saúde financeira da empresa.
Além disso, a base da atividade de seguros é a geração e administração de poupança para arcar com as perdas da coletividade reunida em fundos de assistência mútua. Tais recursos podem ser utilizados, por meio do mercado de capitais, para financiar pesquisas e despesas do governo e da iniciativa privada para a adaptação às mudanças climáticas.
Para garantir a sustentabilidade e a viabilidade econômica de suas operações, as seguradoras olham para o passado. Portanto, elas procuram precificar os riscos que assumem para si de acordo com a experiência histórica, avaliando questões como a frequência e severidade de tais riscos.
O desafio que o conceito de sustentabilidade impõe ao setor de seguros é adotar uma visão complementar, projetando a atividade de seguros a longo prazo. Isso significa incluir agora o desenvolvimento de produtos e serviços relevantes que ajudam a resolver os problemas sociais e ambientais mais urgentes da atualidade.
Entre estes produtos e serviços estão:
Seguradoras também financiam, administram ou patrocinam ações, instituições e projetos sociais, ambientais e culturais para a população de baixa renda. Além disso, promovem programas de geração de renda por meio de voluntários.
Em suas sedes e filiais, as seguradoras seguem diversos protocolos sustentáveis e adotam medidas para reduzir os impactos, como:
No campo social, há campanhas de doação e ações institucionais para ampliar e debater questões socioambientais entre os colaboradores.
Com esta “virada de chave” em direção ao desenvolvimento sustentável, as seguradoras beneficiam toda a sociedade e, indiretamente, a elas mesmas. Assim, um mundo mais equilibrado, menos desigual e mais humano é um mundo com menos riscos.
As pessoas estão mudando em busca de um futuro cada vez mais sustentável, como menos consumo, maior compartilhamento e preocupação ambiental. Com isso, esta visão já chegou ao mercado de seguro de carro.
A Thinkseg, a pioneira em uma modalidade que vem crescendo cada vez mais, o seguro por uso. Com o Seguro Auto Pay Per Use , o segurado paga somente quando utiliza o carro. Portanto, a precificação é muito mais justa, afinal carro sem uso estacionado na garagem significa risco baixo para as seguradoras. E a cobertura é completa.
Um aplicativo faz toda a telemetria, calcula a quilometragem mensal e distingue o meio de transporte que você está usando (o próprio carro, aplicativos de transporte, ônibus, bicicleta ou a pé).
O segurado paga uma assinatura fixa todo mês, como nos serviços de streaming, além do custo do seguro por quilômetro rodado. Portanto, se usar pouco o carro, paga menos. Se usar mais, o valor aumenta proporcionalmente.
A cobertura completa é garantida pela Mapfre, uma das maiores seguradoras do mundo, e as mesmas de um seguro de carro convencional.
Com o Pay Per Use, o custo anual do seguro tende a ser muito menor. É feito sob medida para quem combina o carro com outros modais de transporte, como bike, patinete, ônibus ou metrô.
Por fim, o Pay Per Use da Thinkseg pode ser cancelado a qualquer momento pelo próprio aplicativo. A cobrança e os serviços são interrompidos sem qualquer tipo de burocracia ou multa. Que tal conferir se este é o seu caso? Faça uma cotação online agora mesmo.