Seu carro ficou preso no alagamento e foi danificado? Descubra o que fazer e algumas dicas valiosas para enfrentar a próxima enchente
Você ficou preso em um congestionamento debaixo de um temporal enquanto o nível da água subia rapidamente? Ou tentou atravessar uma rodovia alagada, mas o carro morreu no meio do percurso? Ou ainda você foi pego de surpresa: estacionou o carro e, quando a chuva acabou, o encontrou quase completamente submerso?
As chuvas podem causar grandes estragos. Elas podem engolir ruas inteiras e transformá-las em rios repletos de carros afogados. Prejuízo financeiro. Água de esgoto. Buracos escondidos sob água lamacenta. Um caos.
A seguir, descubra o que fazer se seu carro ficar preso no alagamento e for danificado. Confira algumas dicas valiosas que ajudarão você a saber como atravessar ruas alagadas em segurança e quando não atravessá-las.
Dependendo dos danos sofridos pelo seu carro, você terá mais dor de cabeça ou não. Quais partes do carro foram afetadas? Carpete? Bancos? Motor? Ignição? Vejamos:
Aqui está o cenário mais “simples”: a água invadiu seu carro, mas danificou partes facilmente substituíveis ou reparáveis, como o carpete, feltro, assoalho e faróis.
Dessa forma, busque ajuda profissional para realizar a higienização completa do veículo, evitando problemas como mofo, mau cheiro e ferrugem.
Além disso, também faça o check-up para descobrir danos sorrateiros que podem destruir componentes do seu carro a médio/longo prazo.
Importante dizer que, por serem danos leves, é seguro dar partida no carro e dirigi-lo até o local de restauração. Mas e se o motor tivesse sido danificado?
Os danos graves estão relacionados ao motor e aos componentes elétricos. Alguns deles:
Se seu carro ficar preso no alagamento e o nível da água estiver acima dos pneus, provavelmente o motor e outras partes mais sérias foram danificadas. Nesse cenário, não dê partida no carro — do contrário, causará calço hidráulico e até curto-circuitos.
Espere o nível da água baixar e chame um guincho para remover o carro. Em seguida, contrate um profissional especializado, que avaliará todos os danos sofridos e se existe possibilidade de restauração. Caso seu carro tenha seguro, acione a seguradora.
Antes de tudo, a dica mais importante é: ao se deparar com uma rua alagada, dê meia volta e siga por outro caminho. Ou então aguarde o nível da água baixar para seguir viagem.
Dito isso, separamos dicas valiosas de quando não atravessar um alagamento e de quando atravessá-lo (desde que tome os devidos cuidados).
Claro, se possível, tente sempre evitá-los. Mas… vamos lá, sabemos que imprevistos acontecem.
Lá está você dirigindo de volta para casa, quando, de repente, fica preso no congestionamento em meio a um temporal. Você olha por cima da janela e dá de cara com o nível da água subindo e subindo e subindo…
Sabe qual a verdade? Você não precisa ter dor de cabeça correndo atrás de um guincho ou de um profissional especializado para remover seu carro.
Conheça o seguro auto Pay Per Use e tenha nossa assistência 24h. Assim, se precisar de um guincho ou se seu carro for danificado em uma enchente, basta nos acionar direto do seu celular.
Saiba mais sobre o Pay Per Use agora mesmo e tenha nosso socorro quando precisar.