Responsável por quase metade das vendas de veículos novos no Brasil – mais precisamente 45,76%, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) – o segmento dos novos SUVs tornou-se obrigatório para todos os fabricantes.
E não basta ter apenas um ou dois modelos no portfólio. Hoje, quase todas as faixas de preço são importantes e têm alta demanda. De olho nisso, faltando pouco mais de dois meses para o fim de 2023, ainda teremos lançamentos entre os SUVs. De modelos inéditos à reestilizações, novas gerações e versões. Confira os novos SUVs.
Depois do Pulse, chega a hora do SUV cupê Fastback ganhar a versão esportiva Abarth. Diferentemente da série chamada de “Limited Edition Powered By Abarth”, o Fastback terá acabamento e visual esportivo como o do irmão mais velho. O conjunto motriz será o conhecido 1.3 Turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas.
Velho conhecido dos brasileiros, o Mégane retorna agora como um SUV elétrico importado e cheio de tecnologia.. Seu propulsor tem 220 cv e 30,5 kgfm de torque, com autonomia de 450 quilômetros. Uma boa entre os novos SUVs.
Feito com base no C3 hatch, o C3 Aircross será uma mistura de minivan e SUV com espaço para sete passageiros que mira não só os SUVs compactos, como a veterana chevrolet Spin, a última minivan feita no Brasil. Terá motor 1.0 Turbo e câmbio CVT.
A segunda geração do Ford Territory já foi lançada no Brasil e mantém o foco no segmento onde o Jeep Compass reina. Seu trunfo, contudo, está no porte maior, próximo ao do Jeep Commander. Seu motor é o 1.5 Turbo, de 169 cv e 25,5 kgfm de torque.
Disponível no Brasil desde a primeira geração, o Jeep Grand Cherokee está de volta. A quinta geração do SUV grande é híbrida e possui um conjunto propulsor composto por um motor 2.0 Turbo a gasolina e dois elétricos, em um total de 375 cv e 65 kgfm de torque.
A Honda não quer ficar de fora entre os novos SUVs e a briga entre Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Ela prepara uma novidade com o ZR-V, um SUV médio feito com base no Civic vendido nos EUA. Importado, terá um motor 2.0 aspirado de 155 cv e preço na faixa dos R$ 200 mil, logo acima da versão topo Touring do HR-V.
Depois de dois anos fora do mercado, quando viu o rival Jeep Commander chegar e se consolidar, o Tiguan volta ao Brasil importado do México e com uma leve reestilização. Ainda não é a terceira geração, mostrada na Europa, mas os retoques deverão dar uma sobrevida de dois anos ao SUV de sete lugares.
A primeira aparição do Renault Kardian será em 2023. As vendas do novo SUV compacto nacional, contudo, só começam em 2024. O Kardian vai marcar a estreia da nFova plataforma CMF-B, a mesma usada nos novos Dacia Sandero e Logan vendidos na Europa. Terá motor 1.0 Turbo e câmbio automatizado de duas embreagens, além de uma opção com motor 1.6 e câmbio CVT.