Uma metrópole de grandes proporções em todos os sentidos, São Paulo ocupa o posto de maior cidade da América do Sul, com seus mais de 12 milhões de habitantes e 21 milhões considerando a Grande São Paulo. Com este tamanho, a mobilidade de São Paulo é cada dia mais importante para o bem estar de quem circula por lá.
A tecnologia, em especial o GPS e a internet móvel, causou uma verdadeira revolução para a mobilidade urbana. Sem os aplicativos, pode ter certeza que os deslocamentos nos grandes centros urbanos seriam muito mais difíceis e demorados.
Dentro desta nova realidade, separamos alguns três apps que são fundamentais e que contribuem de maneira significativa para a mobilidade de São Paulo.
Criado em Israel em 2006, o Waze é um dos melhores apps no quesito mobilidade urbana. O sucesso foi tanto que acabou adquirido pela Google e hoje está disponível em mais de 50 idiomas.
O grande barato do Waze, além de ter uma navegabilidade facilitada para que seus usuários encontrem o melhor caminho para chegar a diferentes destinos, é monitorar as condições de tráfego em tempo real e indicar alternativas mais rápidas. E esse monitoramento é feito com base nos próprios usuários.
Em São Paulo, por exemplo, o Waze ajuda a reduzir os congestionamentos em vias principais oferecendo aos usuários caminhos alternativos por vias secundárias. Além disso, é possível emitir alertas de problemas no percurso, como acidentes, obras, buracos, veículos quebrados e alagamentos.
O Moovit é outro app de enorme importância na mobilidade de São Paulo. Dentro do Moovit você encontra linhas de metrôs, ônibus, bem como pode receber alertas para ficar por dentro de quando os transportes chegarão. A ideia é fazer com que o usuário receba atualizações do seu transporte e possa pegá-lo o mais rápido possível.
Bem como o Waze, o Moovit também está disponível em diversos idiomas, bem como pode ser baixado tanto em Androids quanto dispositivos iOS. Além de receber rotas sugeridas, você também pode participar de comunidades para compartilhar informações sobre o transporte que você usa.
Esse aplicativo é muito indicado para pessoas que usam bastante o transporte público. As conectividades que ele oferece, além da sua navegabilidade traduzida para o português são alguns dos elementos que reforçam a qualidade do Moovit.
Impossível falar da mobilidade de São Paulo sem citar um dos apps mais usados por quem procura um transporte de um local para outro. O Uber, aplicativo que oferece serviços de transporte similares a um táxi, bem como transportes de mercadorias e alimentos, é um dos apps mais procurados pelos brasileiros.
O baixo custo das viagens, bem como a facilidade de navegação e a enorme disponibilidade de motoristas cadastrados, são alguns dos fatores que merecem destaque. O seu impacto na mobilidade é notável, já que há mais opções para que os usuários encontrem o transporte que precisam de uma maneira mais rápida.
Passadas as polêmicas no início de suas operações no Brasil, o Uber evoluiu, se adaptou à realidade brasileira, abriu caminho para uma série de outros aplicativos de transporte individual, como o 99, e o In Driver, e também modernizou o segmento de táxis da cidade de São Paulo.
Não tem como não falar no BlaBlaCar quando pensamos em mobilidade de São Paulo. O app ajuda usuários desconhecidos a utilizarem o mesmo automóvel para realizarem trajetos parecidos, ou o mesmo trajeto.
Como funciona? Se você estiver pensando em viajar para outra cidade ou fazer um deslocamento para algum compromisso, o BlaBlaCar vai encontrar alguém que também esteja descendo para o litoral ou indo ao mesmo evento que você. As despesas da viagem são divididas entre todos os ocupantes, reduzindo os custos e a quantidade de veículos nas ruas.
O Waze tem um uma função quase igual, o Carpool. Ao ativá-la, o motorista passa a disponibilizar caronas para o mesmo destino para outros usuários e também recebe indicações de outros caroneiros que estão em busca de transporte para a mesma região.