Entenda quais são as recomendações para os motoristas para evitar a contaminação e a propagação do vírus
Em diversas cidades brasileiras, foi adotado como medida de contenção do vírus o uso obrigatório de máscaras de proteção. Toda e qualquer pessoa que sair às ruas deve utilizar o equipamento para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
No entanto, essa decisão gerou uma série de dúvidas nos condutores de veículos, que começaram a se perguntar se o decreto também valeria também para quem estava dirigindo.
Esta é uma questão muito pertinente para o momento que estamos vivendo. E é justamente sobre a usar máscara para dirigir e outras dúvidas relacionadas aos condutores e a Covid-19 que vamos falar no conteúdo de hoje. Acompanhe!
Seguindo as normas de saúde e alguns decretos de estados e municípios brasileiros, o mais indicado é que ao sair de casa – seja para andar de carro ou a pé – todos usem o equipamento de proteção para se proteger do coronavírus.
Isso porque trata-se de um vírus com alto poder de contaminação, que se dá através de micropartículas de saliva que escapam da boca ao tossir, espirrar ou até mesmo ao falar mais alto.
Sendo assim, o mais indicado é que mesmo dentro do carro, você use a máscara para sua segurança e das demais pessoas que possivelmente vão andar no veículo com você.
Embora o uso do item não seja obrigatório para motoristas em carro particular, o cenário já é um pouco diferente para quem transporta passageiros – seja através de aplicativos, táxis ou até mesmo transporte público.
Nestes casos, tanto o condutor quanto o passageiros são obrigados a permanecer com o equipamento de segurança durante todo o trajeto.
Por ora, os motoristas de carros particulares podem dirigir sem máscara sem que isso gere alguma penalidade. Porém, como mencionamos acima, não é o mais indicado, principalmente se o seu destino for algum local público.
No entanto, caso você precise sair do veículo em um posto de gasolina, por exemplo, e for flagrado sem o equipamento de proteção, você pode sim ser multado por um agente de trânsito.
Nestes casos, os valores de multa variam de acordo com a cidade. Elas podem ir de R$ 276,10 até R$ 276,1 mil, dependendo da situação e circunstância.
Além do prejuízo financeiro, você também se expõem aos riscos de contrair o coronavírus e transmiti-lo para outras pessoas, o que é justamente o que no momento estamos tentando evitar.
Vale ressaltar que a tendência é que essas medidas de contenção se tornem ainda mais rígidas nos próximos dias, tendo em vista que a cada dia aumentam os casos de infectados e, consequentemente o número de vítimas da Covid-19.
Para quem precisa utilizar o veículo, o mais indicado é que se siga uma série de cuidados a fim de evitar a contaminação e propagação do vírus.
Dentre as principais medidas, a máscara para dirigir é a principal delas. Além disso, segundo as recomendações de saúde, deve-se também:
Para quem possui um seguro auto pago por uso e opta por economizar na quarentena, utilizando os meios de transporte alternativos ou ainda, saindo de casa a pé, também deve-se seguir algumas recomendações:
Dessa forma, você protege não só a sua saúde, mas a de todos à sua volta. E lembre-se, quando tudo isso acabar, as relações e até mesmo as pequenas ações cotidianas terão ainda mais valor!