Veja por que você deve usar a máscara mesmo no seu carro e sem outros passageiros
A pandemia de coronavírus trouxe o uso de máscaras como um hábito obrigatório. Hoje, ele já é completamente essencial para os cuidados sanitários diante a proliferação da doença que já matou mais de 4 milhões de pessoas no mundo e quase 550 mil apenas no Brasil.
O uso de máscaras se tornou uma prática necessária em países de todo o planeta. Porque a covid-19 é transmitida através de partículas que correm pelo ar, cobrir a boca e o nariz é uma das formas mais eficientes para se proteger das infecções.
Em lugares públicos e fechados, em que muitas pessoas inevitavelmente se aglomeram, fazer o uso da máscara é uma exigência. A recusa ou o mau uso podem acabar em advertências e multas, dependendo do ambiente.
Quando o assunto é transporte público, fica bem óbvio que a única opção possível é usar a máscara. Passageiros de ônibus, trens e metrôs podem ser convidados a se retirar ou receber penalizações caso se neguem a utilizá-la.
A dúvida que fica, então, é se há a necessidade de usar a máscara dentro do veículo. Quando você está dirigindo para ir trabalhar ou ir até a farmácia do seu bairro, por exemplo, deve manter o nariz e a boca cobertos dentro do carro?
Continue a leitura para descobrir.
Médicos recomendam o uso de máscara mesmo para motoristas que estiverem sozinhos no carro. Isso porque podem ocorrer de já estarem em um período pré-sintomático, porém, já transmitindo a doença.
Desta forma, a máscara protege o ambiente de se contaminar com a partícula viral. Se alguém entrar no seu carro depois, como um amigo, parente ou até um manobrista, há chances de infecção.
Mas e se você estiver sozinho e precisar ter algum tipo de contato com alguém que esteja fora do veículo? Então, neste caso, é totalmente recomendado que você coloque a máscara.
Essas situações ocorrem, por exemplo, quando for falar com o frentista do posto de gasolina para abastecer, fazer o pedido ou pegar o seu lanche de um drive thru, pagar o pedágio ou conversar com um guarda de trânsito.
Sejam estas ou qualquer outra situação que envolva interagir com outra pessoa, mesmo que ela esteja fora e você, dentro do carro, não se esqueça de se proteger.
Se houver outro passageiro no carro com você, principalmente se for uma pessoa que não vive dentro da sua casa, o melhor a se fazer é todos deixarem as máscaras no rosto e as janelas abertas para melhor ventilação.
Quando a viagem acabar, certifique-se de higienizar o carro com álcool ou outros produtos que combatem vírus e bactérias. Pesquisas já confirmaram que o coronavírus pode se instalar em algumas superfícies. Então não dê chances à doença e limpe o volante, painel, vidros, maçanetas e bancos.
Outro ponto interessante é a questão da obrigatoriedade legal de usar as máscaras.
Em meados de fevereiro, corria nas redes sociais e aplicativos de mensagem o boato de que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar estavam aplicando multas aos motoristas sem máscara que dirigiam sozinhos, sem mais nenhum ocupante no carro.
O próprio Detran confirmou que essa informação é falsa. Não há, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qualquer previsão legal em relação a aplicação de multas a motoristas que estiverem pilotando automóveis ou motocicletas sem a máscara.
Não existe configuração de infração de trânsito quando o motorista não usa a máscara estando sozinho. Porém, isso não tira a obrigação do indivíduo de armazenar uma ou mais máscaras de forma correta. Isso pode ser feito dentro da proteção de um saco plástico caso seja necessário proteger a face ao sair do veículo.
Nem tente entrar em um carro de serviços de aplicativo ou táxi sem a máscara. O motorista, com toda a razão do mundo, não vai te deixar embarcar. Além disso, corre o risco de você receber uma avaliação negativa na plataforma ou ficar mal falado na empresa de táxi.
Antes de finalizar a solicitação para uma corrida, esses aplicativos avisam automaticamente que o uso de máscara dentro do veículo é obrigatório. Assim, os motoristas têm todo o direito de se recusarem a levar uma pessoa que não faz o uso da proteção facial ou o faz de maneira incorreta.
Por isso, para evitar vexames no futuro, lembre-se sempre de usar a sua máscara quando for pedir um carro por aplicativo. Tente guardar algumas de reserva na sua bolsa ou mochila só por garantia.
Certifique-se que a máscara cobre sua boca e seu nariz completamente e tente evitar modelos muito frouxos, já que as taxas de eficácia são consideravelmente menores.
Aposte em máscaras que tenham um bom sistema de vedação e filtragem para que o bloqueio da transmissão e absorção de partículas de ar infectadas seja maior. Evite ficar tocando na máscara e, em hipótese alguma, tire-a de seu rosto.
Os motoristas de aplicativo e de táxi, geralmente, vêm deixando as janelas do carro abertas desde o começo da pandemia. Porém, se você entrar em algum em que estiverem fechadas, faça questão de abri-las para que o ar possa circular. Ambientes fechados e pequenos são o palco para a festa do coronavírus, então fique de olho!
Procure se manter o mais longe possível do motorista. Alguns carros contém uma proteção de acrílico que separam os bancos da frente e de trás. Essa é uma boa alternativa para se ter uma segurança a mais.
Não se esqueça de higienizar as mãos com álcool em gel 70 antes e depois de entrar no carro. Muitas pessoas desconhecidas passaram e encostaram ali, então preste bastante atenção e faça o possível para se proteger.