X

Conheça o Vision-S 02, o novo SUV elétrico da Sony

Postado há 2 anos atrás
Auto

General Motors, Ford, Volkswagen, Toyota, Honda são marcas de carro famosas. Com a popularização dos veículos elétricos, as tradicionais marcas de carro estão ganhando concorrentes de peso que até pouco tempo ninguém poderia imaginar que fabricariam um modelo de quatro rodas. E uma delas é a Sony.

A gigante japonesa de eletrônicos apresentou o SUV Vision-S 02 durante a CES 2022, maior feira de tecnologia do mundo, realizada entre 5 e 2 de janeiro em Las Vegas (EUA). O modelo é uma evolução do protótipo apresentado na mesma feira dois anos antes, o sedã Vision-S 01.

Sony Mobility é anunciada

Ambos são protótipos, porém revelam a intenção da Sony de entrar com tudo na briga dos veículos eletrificados. Prova disto é o anúncio da Sony Mobility, nova divisão da Sony dedicada a carros elétricos e autônomos, feito durante a mesma CES 2022. A intenção da empresa é começar a produzir os modelos em breve.

Tração integral e 544 cv

Assim como o Vision-S 01, o SUV tem desenho bem próximo do que deve entrar em produção. O modelo utiliza a mesma plataforma do irmão sedã, um esquema de tração integral, com um motor elétrico de 272 cv instalado em cada eixo, totalizando 544 cv. de potência. Desde a apresentação do Vision-S 01, no CES 2020, a Sony roda em testes na Europa com alguns protótipos.

Espaço para sete passageiros

O Vision-S 02 pode levar sete passageiros, mede 4,89 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,65 m de altura, tem uma distância entre eixos de 3,03 m e pesa 2890 quilos. Seu porte é semelhante ao de futuros concorrentes de outras marcas de carros, como o Audi e-tron Sportback, SUV elétrico da marca alemã e o Tesla Model X. A Sony não deu detalhes do conjunto de baterias, nem revelou a autonomia, apenas que a velocidade máxima é de 180 km/h e que o modelo usa rodas de 20 polegadas.

Telas por todos os lados

Como era de se esperar, ao abrir as portas que o Vision-S 02 mostra todo o seu potencial. São nove telas no habitáculo: 

Vamos jogar PS?

A logomarca da Sony também está presente nos alto-falantes montados nos bancos, compatíveis com sua tecnologia 360 Reality Audio. Outros destaques são os serviços de vídeo Bravia Core, a possibilidade de usar jogos de PlayStation através de uma conexão remota. Além disso, como era de se esperar, conectividade 5G e diversos sensores preparados para condução autônoma.

Visão de 360 graus

Entre as múltiplas tecnologias de segurança e condução autônoma, a Sony destaca:

A marca diz estar pronta para alcançar o nível 2 de condução autônoma em ruas europeias e pretende atingir o nível 4 em um futuro próximo.

Marcas de carro do mercado de elétricos não para de crescer

Na União Europeia, os carros elétricos já representam 10% das vendas. Além disso, os modelos equipados com motores a combustão não poderão ser vendidos a partir de 2035. Marcas de carros como a Volvo e a Audi já revelaram que a partir de 2030 só venderão elétricos.

O mercado automotivo chinês, o maior do mundo, já registra 20% de participação para o carro elétrico. Nos EUA, país dos motores V8 e da gasolina barata, as vendas de elétricos subiram 117% nos seis primeiros meses de 2021. Até o Brasil, que sofre com o dólar alto e a falta de incentivos governamentais, teve alta de 257% nas vendas de carros 100% elétricos no último ano.

Como dito acima, as tradicionais marcas de carro vão ganhar concorrência pesada nos próximos anos. Além de empresas das áreas de tecnologia, como a Sony e a Apple, novos fabricantes exclusivamente de carros elétricos já estão revolucionando o mercado.

A Tesla fechou 2021 com pouco menos de 1 milhão de unidades vendidas e conseguiu emplacar seu modelo mais barato, o Model 3, como o carro mais vendido da Europa em setembro do último ano.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro de Carro até 50% mais barato Seguro Auto Mão na roda