Você sabia que o carro diz muito sobre a personalidade da pessoa? E não pense que é possível avaliar o gosto por carros apenas pelo modelo, segmento ou cor. Existem várias outras características que ajudam a traçar o perfil do proprietário. Ficou curioso? Então veja onde você se encaixa!
Você tem um SUV? Então pode fazer o estilo aventureiro, que curte viajar e conhecer lugares diferentes. Ou também pode ser uma mãe, que precisa de um bom espaço interno e gosta da maior altura para enfrentar os obstáculos e ter uma visão privilegiada do trânsito.
Os donos de picapes geralmente são homens e precisam da caçamba para trabalho ou lazer. Levar a moto, a bike ou puxar o barco ou jet-ski. Há aqueles que precisam do espaço para fazer longas viagens e encarar estradas e caminhos ruins. Aí a tração 4×4 é importante.
Outro segmento majoritariamente masculino é o dos sedãs. Sejam eles compactos, médios ou de luxo, normalmente são homens de estilo mais urbano, o público comprador dos sedãs. A posição de dirigir mais baixa privilegia a esportividade.
Já os hatchbacks são modelos de jovens, normalmente o primeiro carro. É só passar no entorno das universidades e ver a quantidade de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Mobi e Argo, Renault Kwid e Volkswagen Polo estacionados.
Por fim, quem aprecia velocidade e gosta de ser notado na maioria das vezes dirige um esportivo de cor chamativa.
Até meados da década de 2000, a paleta de cores dos modelos à venda no Brasil era mais variada. Era comum haver os modelos terem mais de 10 opções de cores, com tons de verde, azul, dourado, roxo, vermelho, cinza e amarelo. Hoje, fica difícil identificar a personalidade de uma pessoa pela cor do carro, uma vez que a maioria dos carros têm apenas o branco, preto, cinza e prata como opções.
Um jogo de rodas maiores, suspensão rebaixada ou levantada (no caso de picapes e SUVs), escapamento menos restritivo, interior com sistema de infoentretenimento aprimorado, suporte para bicicletas no teto. Os acessórios de customização são os que dão mais pistas da personalidade do dono.
Sim, a manutenção e a limpeza dizem muito sobre o gosto por carros do dono. Quem enxerga o carro apenas como meio de locomoção geralmente é mais desleixado. Além de não se preocupar muito com a limpeza por dentro e por fora, deixa muitos objetos espalhados pela cabine, costuma perder prazos de trocas e revisões.
Já as pessoas que gostam de carros quase sempre têm seus carros limpos e impecáveis e com manutenção sempre em dia. Se um pequeno risco ou amassado aparecerem, pode ter certeza que no dia seguinte o carro já vai estar na oficina para o reparo.
Há um tipo de pessoa que compra o carro pensando em não perder dinheiro e agradar o vendedor da loja ou concessionária quando for trocá-lo. Quase sempre escolhe um dos modelos mais vendidos, na versão que as pessoas querem e na cor que todo mundo gosta, mesmo que não seja a preferida dele.