Veja como funciona a embreagem de carro e quais são os cuidados que você deve tomar com ela!
Se você dirige um carro com transmissão manual, provavelmente entende a importância da embreagem. É ela a responsável por mudar de marcha e fazer com que você possa se locomover tranquilamente.
Mas se engana quem pensa que ela é um componente simples. Trata-se de um dos sistemas mais complexos do seu veículo.
Também pode ser um dos reparos de carro mais caros. Portanto, cuidar bem da embreagem ajudará a prolongar a vida útil da transmissão e evitar reparos mais caros. Veja mais sobre como ela funciona e o que você pode fazer para aumentar sua vida útil.
A embreagem de carro transmite a potência do motor para a caixa de câmbio. Ela também permite que a transmissão seja interrompida enquanto uma nova marcha é selecionada.
Quando a embreagem está engatada ou quando você não está pressionando o pedal, a força está sendo transmitida para a caixa de câmbio. Quando a embreagem é desengatada ou quando o pedal está totalmente pressionado, a potência não está mais sendo transmitida.
Existem várias peças móveis em sua embreagem, incluindo o volante, a placa de pressão, o rolamento de saída e o sistema de liberação.
Todos trabalham juntos para engatar ou desengatar sua embreagem e garantir que você seja capaz de mudar as marchas suavemente, conforme necessário.
A embreagem de carro é um sistema complexo de várias peças móveis. Assim, quando um item começa a se desgastar, pode causar problemas com as outras partes com as quais opera.
Isso pode facilmente se transformar em uma dor de cabeça gigantesca (e bem cara também). Aqui estão algumas dicas para garantir que você não cause desgaste e danos extras nessas peças essenciais.
O calor é um dos piores inimigos da sua embreagem. Isso é válido para a maioria dos componentes do carro, mas é especialmente verdade para a embreagem, a transmissão e o motor.
Esses três sistemas trabalham juntos e podem facilmente superaquecer se forem abusados ou se o sistema de resfriamento não estiver funcionando corretamente.
Seu motor gera potência, que é transmitida através da embreagem para a transmissão e, em seguida, para o eixo de transmissão e rodas. Quando qualquer uma dessas peças é exposta ao calor excessivo, isso causa desgaste e danos extras.
Uma maneira de causar calor extra é “montar” sua embreagem. Isso pode significar não desengatar totalmente (ou pressionar) o pedal da embreagem quando estiver parado ou apoiar o pé na embreagem ao dirigir.
Para evitar o desgaste mais rápido do que o normal, certifique-se de engatar a embreagem somente quando precisar mudar de marcha e manter o pé no chão próximo ao pedal.
Com o tempo, devido ao calor gerado pelo uso da embreagem, podem haver bolsas de ar que se acumulam no fluido hidráulico usado na embreagem.
Quando bolsas de ar se acumulam no sistema, você notará que o pedal parece mais macio ou mole. Se você tem jeito com carros, pode sangrar o sistema em casa pedindo a um amigo que acione o pedal da embreagem enquanto você abre o parafuso de sangria.
No entanto, se você não está acostumado a fazer manutenção no carro em casa, em vez disso, marque uma consulta com um mecânico de confiança para que o sistema seja sangrado.
O termostato do seu carro mede a temperatura do motor. Preste atenção em como o medidor de temperatura se move quando você dirige o carro.
Deve subir continuamente e, em seguida, manter-se em uma temperatura razoável. Se você se sentir confortável com alguma manutenção em casa, pode testar seu termostato removendo-o do carro e colocando-o em uma panela com água.
Se você não faz verificações semelhantes em seu carro regularmente em casa e não se sente confortável em experimentá-lo, leve o carro a uma oficina para que um mecânico verifique se o termostato está funcionando corretamente.
Se você vir um semáforo vermelho à frente ou uma desaceleração no trânsito, prepare-se para uma parada e mude a velocidade conforme necessário.
Muitas vezes, você descobrirá que o sinal vermelho poderá abrir ou o tráfego continuará fluindo à sua frente e você nem sempre terá que parar completamente.
Isso permite que você evite a patinagem da embreagem e mantenha o motor em marcha lenta mais suave.
Se você estiver parado em uma inclinação, use o freio de mão para manter o carro parado enquanto pisa no pedal e engata a marcha.
Se não fizer isso e deixar o carro andar para trás, sobrecarregará a embreagem e a caixa de marchas.
A menos que você esteja em uma corrida, não há necessidade de decolar a toda velocidade.
Acelere suavemente e suba de marcha naturalmente à medida que aumenta a velocidade / RPMs. Sua embreagem vai agradecer por isso!
Há várias maneiras de saber quando a embreagem de carro está gasta ou precisando de manutenção regular. Dependendo do que você observar, pode ser necessário apenas uma manutenção simples – ou pode ser necessário um reparo mais complexo da embreagem.
Alguns sintomas de manutenção necessária incluem:
Sempre que você estiver preocupado com um problema, é importante levar seu carro a um mecânico de confiança o mais rápido possível. Assim, é possível tentar se antecipar a grandes reparos de automóveis.
A embreagem de carro e transmissão são sistemas complexos e os reparos podem rapidamente se tornar uma bola de neve quando não realizados de forma proativa.