Auto

Você sabe como dirigir carro manual? Aprenda os truques

Compartilhe em:

carro manual

Apesar de os carros automáticos já representarem pouco mais da metade das vendas de modelos zero quilômetro no Brasil, no mercado ainda predomina o carro manual. Não há dúvidas de que os automáticos são muito mais fáceis e confortáveis de serem dirigidos, especialmente nas congestionadas metrópoles.

Entretanto, por mais que sejam práticos, os modelos automáticos são meio anestesiados. Portanto, essa característica faz com que o carro manual ainda tenha uma legião de fãs que apreciam uma tocada mais viva e esportiva, além de uma maior interação com o carro. 

Pergunte a um entusiasta de automóveis qual a sensação de encarar uma estradinha de serra cheia de curvas com um carro manual. Pode ter certeza que sua primeira reação vai ser um largo sorriso. O controle da embreagem, as esticadas de marcha, as reduções nas entradas de curva e o som (sinfonia) do motor são capazes de injetar grandes quantidades de adrenalina e endorfina na corrente sanguínea dos fãs de automóveis.

Mas dirigir um carro manual tem seus segredos. Eles vão desde condução econômica, aproveitamento da inércia, passando pela preservação da embreagem e uso do freio-motor para poupar o sistema de frenagem. Venha com a gente descobrir o quão divertido e prático pode ser um carro manual.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

1- Embreagem não é vilã

O controle da embreagem é o maior desafio para quem está aprendendo a dirigir. Composta por um disco de fricção, pelo platô e por um rolamento, a embreagem tem como função desacoplar o motor do câmbio para que o motorista possa trocar a marcha.

As saídas em primeira marcha com o carro manual costumam ser problemáticas no início. Portanto, pode demorar um pouco até que o novo motorista consiga equalizar a força aplicada ao pedal acelerador com o tempo de acionamento da embreagem.

Se acelerar pouco, o motor não gera torque suficiente para colocar o carro em movimento e “morre”. Porém, se acelerar demais, o carro pode destracionar, ganhar velocidade rapidamente e colocar em risco os ocupantes.

Não existem dicas ou macetes. O correto controle da embreagem de um carro manual vem com a prática. As trocas de marchas seguintes geralmente são mais fáceis, uma vez que o carro já está em movimento.

2- Cuidando da embreagem

O maior inimigo da embreagem é o calor. Se ficar sempre superaquecido, o conjunto vai durar menos da metade de sua vida útil. E como a embreagem superaquece? Quando o motorista esquece o pé em cima do pedal.

Seja utilizando-o como apoio do pé esquerdo quando o carro está em movimento, ou “segurando” o carro na embreagem quando parado em aclives à espera de semáforo verde. Os vícios de condução do motorista mal treinado são os maiores responsáveis pelo desgaste.

Lembre-se: a embreagem deve ser acionada sempre até o fim do curso do pedal, somente nas arrancadas, nas trocas de marcha e quando o veículo estiver quase parado. Portanto, qualquer uso além destes é prejudicial para o componente.

3- Suavidade é o segredo

O acionamento da embreagem e as trocas de marcha devem ser suaves. Trancos ou uso da força só danificam os componentes e não trazem vantagem alguma. Assim, para aqueles que apreciam uma condução mais esportiva, é possível fazer trocas rápidas e ao mesmo tempo delicadas.

4- O momento certo de trocar a marcha

O tempo certo para trocar as marchas também vem com a prática. Para ajudar, o manual do proprietário do veículo traz as velocidades ideais para cada marcha. O importante é não esticar demais e nunca deixar o ponteiro do conta-giros – que indica as rotações do motor – entrar na faixa vermelha.

5- Condução econômica

Com os preços dos combustíveis nas alturas, qualquer economia é muito bem-vinda. E carro manual é um baita aliado do baixo consumo. O câmbio automático faz muitas reduções de marcha e consequentemente abusa das rotações mais altas. Já a caixa manual permite trafegar em marchas mais altas com giros baixos. Portanto, quanto menores as rotações do motor, menor o consumo de combustível.

Outra peculiaridade do carro manual é que ele permite um melhor aproveitamento da inércia. Em um declive, por exemplo, é possível utilizar uma marcha alta e descer sem acelerar. Fazendo isso, o motor corta a alimentação de combustível e utiliza o próprio movimento dos pistões e do virabrequim para continuar funcionando.

Chamado cut-off e gerenciado pela central eletrônica do carro, esse sistema também existe nos carros automáticos. Porém, muitas vezes o câmbio faz reduções e eleva as rotações do motor, prejudicando o consumo.

6- Os freios agradecem

Os freios do carro manual têm uma durabilidade maior do que a do automático. A razão é que é possível aproveitar melhor o freio-motor, que é quando o motorista tira o pé do acelerador e instantaneamente a velocidade começa a ser reduzida. Nos carros automáticos a atuação do freio-motor é mais discreta.

Outro fator preponderante é a possibilidade de fazer reduções de marchas durante as frenagens do carro manual. Isso aumenta ainda mais o trabalho do freio-motor e reduz o do discos e pastilhas de freio.

7- Carro manual e protegido

Dirigir um carro manual pode ser muito prazeroso, além de permitir uma ligeira vantagem financeira. Portanto, falando em economia, saiba que é possível gastar bem menos com o seguro do carro?  No Pay Per Use da ThinkSeg, você paga somente quando usa o carro.

É tudo muito simples. Um aplicativo faz toda a telemetria, calcula a quilometragem mensal e distingue o meio de transporte que você está usando (o próprio carro, aplicativos de transporte, ônibus, bicicleta ou a pé).

Pelo app, você tem todas as informações do seu seguro, além de acesso a assistência 24 horas e outras funcionalidades. Além disso, outra vantagem é que você faz a contratação, a vistoria do carro e o cancelamento da apólice pelo próprio celular, sem necessidade de ligações ou atendimento pessoal. 

Proteção completa

O Pay Per Use aceita veículos com valor mínimo de R$ 20 mil e máximo de R$ 300 mil – inclusive blindados e importados. A cobertura é completa. Contempla, entre outras situações, indenização integral e parcial decorrente de:

  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Roubo;
  • Furto;
  • Desastres da natureza; 
  • Cobertura para danos materiais e danos corporais decorrentes de acidentes com terceiros. 

Além disso, no seguro pago por uso há coberturas adicionais para:

  • Vidros, faróis, lanternas, retrovisores;
  • Opção de carro reserva por tempo ilimitado;
  • Oficinas e serviços de socorro mecânico, guincho, reboque e reparos gerais. 

Nas indenizações integrais, o Seguro Auto Pay Per Use utiliza a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Carro manual ou automático. Independentemente de sua escolha, o importante é andar sempre com o seguro em dia e, melhor ainda, pagando um valor justo. É o que o Pay Per Use oferece para você! Faça uma cotação online e descubra a economia.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...