Ao lado da bicicleta e do skate, os patins são um misto de esporte, exercício físico, locomoção e diversão que nunca saíram de moda. Seja com patins quad (os populares patins de quatro rodas, duas na frente e duas atrás), patins in line (rodas em linha) e patinação no gelo (sem rodas, com lâminas), o ato de deslizar por aí sempre atraiu crianças, jovens e até adultos.
Entretanto, patinar não é tão fácil quanto parece. Pode-se dizer que entre pedalar, andar de skate e patinar, este último é o mais desafiador, pois as rodas estão presas aos pés. Ou seja, se perder o equilíbrio não há como pular para não cair. Entretanto, com algumas técnicas e muito treino é possível patinar com segurança e se divertir de montão. Confira algumas dicas para andar de patins.
Essa entra entre as principais dicas para andar de patins. Para os iniciantes, os patins quad oferecem mais apoio e estabilidade facilitando o equilíbrio. Também é possível aprender a patinar com o in line, porém ele precisa de mais prática.
Não, não é feio sair equipado para patinar. Feio é se machucar gravemente em uma queda por não estar vestindo equipamentos de segurança. Juntos com os patins, compre capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas com munhequeiras.
Os patins foram feitos para deslizar por pisos lisos. Porém, começar caminhando com os patins em gramados é uma boa chance de se familiarizar com o equipamento e ter uma noção da postura e do equilíbrio.
Ao sair da grama, tente começar em quadras poliesportivas. Elas possuem piso liso, plano e não têm obstáculos. Tente caminhar primeiro antes de deslizar. As quedas são normais no início. Ao se desequilibrar, dobre os joelhos e tente jogar o corpo para as laterais. Se possível, contenha a queda com as mãos.
Outro detalhe envolve o uso dos freios, os quais podem barrar uma queda. Nos patins in line, eles estão presentes na parte de trás. Para frear, basta colocar o pé para frente, levantando a ponteira, e pressionar o chão com o freio. Nos quads é o inverso: os freios estão na frente e basta levantar o calcanhar para reduzir a velocidade.
Uma das mais importantes dicas para andar de patins: o segredo da patinação é o centro de gravidade. Quanto mais baixo o patinador estiver, maior a estabilidade e o equilíbrio. Assim, mantenha sempre os joelhos dobrados e o corpo levemente inclinado para a frente quando estiver deslizando;
Andar relaxado é outra dica importante. Os movimentos do corpo ficam mais fáceis e naturais.
Patinar relaxado não significa patinar desatento. Procure manter a concentração e não se distraia para não colidir com obstáculos e sofrer quedas.
Para ganhar velocidade, é preciso dobrar os braços e projetar o corpo e seu peso em direção à perna que está na frente.
Em baixas velocidades, é possível usar os freios dos patins. Entretanto, em velocidades mais elevadas, é mais seguro utilizar algumas manobras para parar.
Para quem está aprendendo, o melhor é procurar locais calmos e sem pedestres, bicicletas, skates. À medida que se ganha experiência, é possível compartilhar os espaços com outras pessoas em parques. Evite patinar em ruas movimentadas, no meio do trânsito, em ciclovias ou ciclofaixas. E muito cuidado nas ladeiras!
Além dessas dicas para andar de patins, é importante pensar nos estilos. Para quem já iniciado na patinação, é possível escolher um estilo. E cada um deles tem um tipo de patins específico:
Os mais usados por iniciantes, os patins fitness estão entre os modelos mais simples e fáceis de se adaptar. Podem ser usados em pistas, quadras e ruas, por exemplo.
O Freestyle é o tipo de patins perfeito para quem gosta de aventura e tem alguma experiência com patinação, já que ele permite manobras radicais.
Esse é o modelo mais agressivo do mercado. Permite manobras extremamente radicais, como saltos altos. Seu diferencial são os potentes amortecedores que protegem o atleta dos impactos.
O slalom é perfeito para os amantes de patinação urbana, com uma pegada acrobática.
Se além de patinar você também gosta de corrida, o Speed é o seu modelo. Ele confere alta velocidade, sendo também usado por muitos atletas profissionais. Entretanto, se você quer ainda mais adrenalina, aposte nos modelos Downhill, que são mais velozes que os Speed.