X

Dia do Ciclista: conheça tudo sobre a prática

Postado há 4 anos atrás
Mobilidade

Confira um guia completo sobre a prática do ciclismo e como você pode começar!

Um dos esportes mais completos, o ciclismo proporciona uma série de benefícios para o corpo e para a mente. Sua prática ajuda a melhorar uma série de funções no nosso organismo, além de auxiliar no tratamento de diversas questões emocionais.

Neste sentido, andar de bicicleta é recomendado para todas as pessoas que buscam uma atividade física prazerosa, divertida e que ainda melhore a saúde. Isso inclui desde os mais jovens, até pessoas com idade mais avançada. 

Como é uma das modalidades mais democráticas quando o assunto é se exercitar, para comemorar o dia do ciclista nós reunimos uma série de informações relevantes sobre a prática. Assim, você pode começar ainda hoje a desfrutar de todas as vantagens que o ciclismo oferece. Acompanhe!

Ciclismo é um esporte?

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas não acreditam que a prática de andar de bicicleta é considerada um esporte. 

Na verdade, tanto é um esporte que existem até mesmo competições nas mais variadas categorias, sendo considerada uma modalidade capaz de agradar a todos os gostos. 

Tem competição para quem gosta mais de aventura, competições em trilhas, Mountain Bike, dentre outras que, inclusive, fazem parte do circuito olímpico. 

Mas, muito além de um esporte, o ciclismo, ou melhor dizendo, a bicicleta é considerada um dos mais importantes meios de transporte. Isso principalmente para quem vive em cidades menores ou que se preocupam com o meio ambiente, uma vez que é bem mais ecológica do que um carro, por exemplo. 

Quais as vantagens de praticar o ciclismo?

Como mencionamos anteriormente, quem anda de bicicleta regularmente desfruta de uma série de benefícios. Eles podem ser observados tanto a curto, quanto a longo prazo. 

Dentre as principais vantagens, podemos destacar: 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe idade certa para começar?

Andar de bicicleta não requer muitas habilidades e, como diz o ditado, uma vez que se aprende nunca mais esquece. 

Neste sentido, não existe nenhuma contraindicação e qualquer pessoa que desejar pode se tornar um ciclista. 

No entanto, existem algumas recomendações para quem não tem o costume de pedalar, para evitar dores ou outros problemas relacionadas. 

O ideal é que se comece aos poucos, para que o corpo se acostume. Além de, é claro, escolher os equipamentos adequados.

O que eu preciso para iniciar no ciclismo?

Se deseja começar a praticar o ciclismo, o primeiro passo – e mais óbvio – é comprar uma bicicleta adequada para o seu tamanho, porte físico e outros fatores. É preciso considerar o tipo de material de que ela é feita, tipo de suspensão, largura dos pneus e etc. 

Além disso, você deve se atentar ao conforto da bike, bem como a ergonomia e a finalidade (para prática diária, competições, estrada e afins). 

Em seguida, você precisa adquirir os equipamentos de segurança antes de sair pedalando por aí. O mais indicado é que você tenha pelo menos um capacete, boas luvas e proteções para os joelhos, para o caso de queda ou acidentes de bike

Já em relação aos equipamentos para a bike, serão necessários também:

Por último, mas não menos importante, deve-se adquirir roupas adequadas e até mesmo um colete refletor,. Dê preferência sempre para peças claras e que, de alguma forma, chamem a atenção de outras pessoas que estão na via para evitar acidentes.

Dicas para pedalar nas grandes cidades

Além da utilização dos equipamentos de segurança, os ciclistas que desejam pedalar nas vias públicas das grandes cidades devem tomar os seguintes cuidados: 

Comemore o dia do ciclista andando de bike por aí!

Dia 19 de Agosto é comemorado o dia do ciclista, data escolhida em memória do biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado enquanto pedalava em 2006, aos 25 anos de idade.

A data entrou no calendário brasileiro com o objetivo não só de conscientizar as pessoas sobre a importância de se pensar em medidas voltadas para a segurança do ciclista, mas também ao incentivo do uso da bicicleta, bem como a cidadania e a mobilidade urbana

Essas ações vão ao encontro justamente com o propósito da Thinkseg, startup que vem inovando no mercado de seguros do Brasil. 

Com o objetivo de fomentar o uso de meios de transporte alternativos, o seguro pago por uso oferece uma enorme vantagem para quem opta por usar menos o carro: um seguro auto mais barato no final do mês. 

Isso porque com o seguro auto pago por uso, você só paga uma quantia fixa simbólica pela assinatura, mais um valor de alguns centavos por quilômetro rodado. 

A principal vantagem está não só relacionada a economia dos brasileiros, mas também à uma conscientização sobre a importância de cuidar do meio ambiente e diminuir a poluição do planeta. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro de Carro até 50% mais barato Seguro Auto Mão na roda