Confira 14 dicas para cuidar do carro no calor e garantir que você não tenha problemas com seus veículos durante as estações mais quentes!
Dirigir seu carro durante as temporadas mais quentes pode ser um desafio. O calor pode dificultar a vida durante a viagem e, como se não bastasse, até mesmo seu veículo pode ficar em perigo!
Aqui estão algumas dicas de direção e manutenção para cuidar do carro no calor e superar os desafios do clima quente. Confira!
As baterias dos automóveis estão posicionadas por baixo do capô e duram anos. Provavelmente, é por isso que leva tempo para as pessoas notarem problemas com esse componente.
O problema é que as altas temperaturas e vibrações subsequentes podem danificar a bateria de um carro. Isso pode causar falha interna e até mesmo uma pane geral. Para evitar tal situação, verifique se ela está instalada com segurança ou não.
Além disso, calor excessivo também pode aumentar o nível de evaporação do fluido da bateria. Pode causar corrosão, especialmente nos terminais e peças de conexão.
Vários líquidos atuam em sinergia para ajudar o carro a se manter fresco. Os níveis de fluido em um carro precisam ser mantidos para evitar o superaquecimento.
Isso se torna ainda mais importante durante o verão, pois o calor evapora esses líquidos. As pessoas tendem a verificar o óleo do motor, mas os fluidos da transmissão e dos freios também precisam ser verificados junto com o da direção hidráulica.
Os pneus dos carros podem ser sensíveis ao calor extremo. Manter a pressão de ar adequada pode evitar problemas relacionados ao aquecimento.
Por exemplo, menos pressão nos pneus pode causar uma ruptura. Continue a verificar a pressão dos pneus regularmente – isso pode ser feito sempre que você visitar a bomba de gasolina. Não se esqueça do pneu sobressalente na traseira do seu carro.
É aconselhável manter um kit de emergência no carro, independentemente das condições meteorológicas. É uma boa ideia verificar o kit antes de uma mudança na temporada e modificar seu conteúdo de acordo.
Por exemplo, você pode remover a capa de chuva e substituí-la por roupas leves de algodão conforme a estação muda do inverno para o verão.
Medicamentos para hipertensão, garrafa de água e ferramentas básicas de primeiros socorros são partes essenciais de um kit de emergência. Tudo isso se torna crucial se você estiver dirigindo fora dos limites da cidade ou fazendo uma longa viagem.
Às vezes, os pais tendem a manter seus filhos desacompanhados no banco de trás do carro enquanto eles saem do veículo para uma rápida parada nas compras ou para fumar. Isso pode ser perigoso no verão.
Esteja o motor do carro ligado ou desligado, as crianças não devem ser deixadas sem supervisão, especialmente as menores.
As temperaturas dentro de um carro estacionado exposto ao sol podem disparar em um instante – isso pode ser uma situação desconfortável para as crianças. A mesma lógica se aplica aos animais de estimação também.
Dirigir durante a temporada de verão significa que o ar-condicionado do carro está funcionando quase o tempo todo.
Dependendo de outros fatores, isso pode diminuir a economia do veículo. Portanto, esteja atento ao medidor de combustível do seu carro no verão. Você não quer ficar preso em um calor escaldante, não é?
Tente limpar o para-brisa com frequência e se livre de arranhões, manchas e rachaduras. Quando a luz do sol incide sobre essas falhas em um determinado ângulo, pode causar um brilho intenso, levando a uma perda de foco.
Alguns segundos de distração ao dirigir podem ser uma causa de acidentes com risco de vida. Portanto, na hora de cuidar do carro no calor, seja proativo e evite tais situações.
Um carro pode superaquecer por vários motivos. No entanto, temperaturas mais altas podem ser um gatilho para vários outros problemas.
Se o seu carro entrar no “modo de superaquecimento”, leve isso a sério. Pare e estacione o carro na sombra ao primeiro sinal de alerta.
Dirigir por longas horas no calor do verão pode cobrar seu preço. Dirigir por três horas no inverno é diferente do que dirigir por três horas em altas temperaturas.
Você pode querer lavar o rosto para se refrescar, trocar uma camisa encharcada de suor ou fazer um lanche graças ao calor constante.
Esteja atento à rota, aos “pit stops” e tente planejar sua viagem de uma maneira que evite os horários de pico de calor, por exemplo. Cubra a maior parte da distância antes que o sol comece a operar com força total.
Mantenha os óculos de sol sempre à mão durante o verão. Considere manter um par extra no carro se não quiser carregá-los sempre.
Para aqueles que usam óculos de grau, você pode obter óculos especiais que o ajudarão a evitar os reflexos do sol enquanto dirige.
Diferentes condições climáticas apresentam diferentes desafios para a saúde de um carro. Portanto, cuidar do carro no calor requer tomar as medidas de precaução adequadas.
Se você quiser dirigir seu carro durante o verão no conforto de um ar-condicionado, certifique-se de fazer uma verificação completa. Dessa forma, você pode evitar problemas com esse equipamento.
Se você for daqueles que precisa ser lembrado de beber líquidos de acordo com as necessidades diárias de consumo, defina um alarme ou use um aplicativo semelhante que o ajudará a se manter hidratado.
Evite bebidas com cafeína ou à base de refrigerantes; em vez disso, beba água ou sucos naturais.
As seguradoras oferecem um complemento de assistência na estrada que ajuda nessas situações complicadas. Contar com uma boa solução de seguro auto pago por uso, por exemplo, pode tornar sua vida muita mais tranquila.
Mesmo que você siga todas as dicas para cuidar do carro no calor, sempre estará sujeito a surpresas. Nessa hora, os seguros serão seus maiores aliados para lidar com qualquer tipo de situação!