Veja o que você pode fazer para ajudar a tornar o trânsito um “lugar” melhor!
Há vários cuidados no trânsito que podem ser aplicados diariamente para melhorá-lo como um todo. Além daquilo que é aprendido na auto-escola, a prática em frente ao volante, no comando de uma moto ou bicicleta ou em qualquer outro veículo ou meio de transporte, também ensina muita coisa.
Porém, nem todos conhecem quais são essas práticas, ao passo que outros sabem de apenas algumas delas. Quanto maior for o conhecimento nessa área, melhor, e é nisso que queremos te ajudar hoje.
Nós separamos uma série de dicas para te ajudar a ter mais cuidado no trânsito. Assim, ele será melhor tanto para você quanto para todos os envolvidos!
É uma área que existe, de fato, mas que ainda tem muito a melhorar. Para confirmar isso, basta olhar para o número de acidentes que acontecem pelas ruas e estradas.
De acordo com a Confederação Nacional de Transporte (CNT), o Brasil teve 55.756 acidentes com vítimas em rodovias federais no ano de 2019. A cada 100 acidentes com vítimas, houveram 10 mortes.
Ainda assim, os números melhoraram em relação aos que apareciam anteriormente. Também de acordo com a CNT, foram 8.233 mortes em rodovias no ano de 2014, enquanto em 2019 o número baixou para 5.332.
Com isso, nem estamos contando os acidentes não fatais, o que levaria o número a ser muito maior do que esse. Logo, ter cuidados no trânsito é uma necessidade latente, que deve ser colocada em prática o quanto antes por todos para que a situação melhore.
Veja também: Maio amarelo: cuidado com vida no trânsito
Alguns que merecem ser mencionados são os seguintes:
A atenção é indispensável para todos que fazem parte do trânsito, dos caminhoneiros aos pedestres.
Atente-se ao que está acontecendo ao seu redor para evitar a chance de ser surpreendido por algo que pode trazer sérios prejuízos, tanto materiais quanto, principalmente, de saúde.
Definitivamente, um dos principais cuidados no trânsito é a cordialidade. É muito melhor dar passagem para um apressadinho do que tentar fazer manobras bruscas que colocam em risco a segurança de todos os envolvidos, por exemplo.
A paciência é uma virtude que deve ser cultivada em toda a vida, e não é diferente no trânsito.
Mesmo que alguém atrás de você esteja buzinando sem parar, mantenha a tranquilidade e concentre-se na condução do veículo.
Da mesma forma, tenha paciência também com carros que estão à sua frente e andam devagar, pois nunca se sabe o que pode estar acontecendo.
Quem nunca se deparou com a situação de ver um carro na mão oposta que quer entrar para o seu lado da faixa, para estacionar em uma loja, por exemplo, mas que ninguém dá a passagem?
Se isso acontecer com você, dê a preferência e ajude na fluidez do trânsito, de modo que ambas as mãos possam trafegar adequadamente.
Seja nas placas, nas sinalizações de solo ou mesmo nos agentes de trânsito. Sempre preste muita atenção em tudo o que é sinalizado, pois aquilo é feito de modo a manter a segurança no trânsito e fazer com que ele seja melhor para todos.
É aceitável usar o seu smartphone como GPS para chegar em algum lugar que você não conhece, mas jamais utilize o celular enquanto dirige.
Esse é um dos principais cuidados no trânsito. Qualquer olhadinha que você der para o celular pode colocar em risco a sua segurança e a sua vida, além da de todos que estão ao redor.
Nós já comentamos por aqui sobre os carros com manutenção barata, mas mesmo naqueles que demandam um investimento maior, sempre mantenha tudo em dia.
Assim, você evita falhas mecânicas, elétricas e de outras categorias enquanto dirige, o que também pode ser muito perigoso, além de atrapalhar o tráfego.
A maioria dos acidentes de trânsito acontecem perto de casa, mais especificamente a 25 milhas (ou 40 quilômetros) de distância. Uma das causas é que os motoristas conhecem tanto aquele lugar que não prestam tanta atenção na sinalização e no próprio trânsito ao redor. Portanto, ainda que seja na rua de sua casa, mantenha o olho vivo!
Pode ser apenas para ir à padaria, para dar uma voltinha ou para qualquer outra finalidade: o cinto sempre deve ser usado! Além de ser obrigatório por lei, isso ajuda a minimizar o impacto causado em eventuais colisões.
Confira também: Dicas para manter o trânsito seguro
Você pode ter tirado sua habilitação a poucos meses ou já ter anos de carta, mas é essencial tomar todos os cuidados possíveis para fazer com que o trânsito seja ainda melhor, o que é bom tanto para evitar prejuízos quanto acidentes perigosos e até fatais.
Quais cuidados no trânsito você considera como sendo mais importantes? Acha que faltou algum na lista? Deixe sua opinião aqui nos comentários e até a próxima!