X

Como cuidar do sistema de ar-condicionado do seu veículo?

Postado há 3 anos atrás
ThinkNews

Conheça todos os cuidados com ar-condicionado que devem ser mantidos para garantir  um bom funcionamento do veículo

O sistema de ar-condicionado é uma das comodidades que os veículos automotivos adquiriram nos últimos tempos.

Tanto para dias frios quanto para dias muito quentes, muitos motoristas já consideram o sistema como essencial.

Até mesmo em dias de chuva, o ar condicionado pode se mostrar um grande aliado para evitar que os vidros fiquem embaçados por conta da umidade.

Assim como outros sistemas impostos no veículo, os cuidados com ar-condicionado também são necessários para manter um bom funcionamento do equipamento, e manter sua saúde segura.

Componentes importantes do ar-condicionado

Um componente essencial para o sistema de ar do veículo é o compressor. Seu principal objetivo é comprimir o gás, fazendo a substância circular por todo o sistema do automóvel.

Por ser uma ação repetitiva, é preciso ficar atento para não acumular resíduos dentro dele, pois pode comprometer todo o seu funcionamento.

Para manter sua capacidade em dia, é preciso trocar o óleo lubrificante.

A válvula de enchimento, filtro secador e mangueiras são outros componentes importantes para o equipamento. Por isso, também devemos manter alguns cuidados com eles.

Quais são os principais cuidados com ar-condicionado?

Antes de começarmos com as dicas para cuidar do seu sistema de ar-condicionado, o indicado é ler o manual do seu carro.

Isso porque nele são descritas todas as necessidades que o sistema irá precisar durante o tempo para se manter funcionando e como fazer as manutenções.

O manual também irá ensinar como usar de forma correta o equipamento.

Por fim, siga as dicas abaixo para saber como manter um bom cuidado com o seu sistema de ar-condicionado!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Mantenha o ar-condicionado sempre limpo!

O ar-condicionado possui algumas peças e realizar a higienização delas é um hábito semestral que não pode ser esquecido.

É ideal a cada seis meses, mesmo se você não faz muito uso do equipamento. Isso porque fungos, bactérias e poeira acumulada podem se firmar no sistema, fazendo que a qualidade do ar fique ruim.

A limpeza ou a troca de filtro do ar-condicionado é feita durante a revisão periódica do automóvel. Por isso, é importante manter em dia todas elas e sempre lembrar de que o ar-condicionado também precisa de cuidados.

Inclusive, a limpeza do ar-condicionado é uma das manutenções mais rápidas e em conta, então não há motivos para evitá-la!

Fique atento com odores diferentes no seu veículo. Se isso ocorrer, antecipe a limpeza o mais rápido possível.

Cuidado com o sol forte sob o veículo

É preciso manter certos cuidados com o veículo e o sistema de ar-condicionado quando ele fica estacionado durante muito tempo debaixo do sol.

Antes de ligar o ar-condicionado, procure mantê-lo com as janelas, e se possível, as portas abertas para não forçar tanto o sistema de circulação de ar.

Após alguns minutos, ainda com os vidros abertos, você já pode circular com o seu veículo para que todo o ar quente saia antes de o sistema do carro ser ativado.

Lembre-se de não deixar o modo recircular ativado. Isso atrapalha a refrigeração do ar, tornando o processo mais lento.

Cuidado com o uso da recirculação

O ar-condicionado dos veículos possuem uma função chamada recirculação. Ela tem como objetivo evitar que haja troca entre o ar externo e o interno.

Ela é muito importante na economia do filtro de pólen, o que aumenta mais a vida útil e diminui o consumo de gasolina do carro.

A recirculação não é uma boa opção caso você permaneça muito tempo dentro do veículo, já que a troca de ar não será feita. Neste caso,  tanto os passageiros quanto o motorista irão respirar o mesmo ar por muito tempo.

Após algum tempo, isso pode resultar em um impacto na saúde de todos, apresentando sinais de cansaço e sono.

Quando necessário, faça a recarga do gás

O gás é o responsável por refrigerar o ar que é filtrado. Com o tempo ele pode se desgastar e o seu sistema parar de esfriar ou esquentar o seu carro.

Portanto, é importante que não se esqueça de carregá-lo. O ideal é fazer isso a cada dois ou três anos.

Evite fumar com o equipamento ligado

Não é uma boa ideia fumar enquanto o seu ar-condicionado está funcionando. A fumaça pode impregnar dentro do carro e do equipamento. Além disso, pode armazenar toxinas que podem gerar péssimos odores com o tempo.

A fumaça do cigarro também acaba por degradar os filtros de forma rápida e a perda de qualidade do equipamento é mais veloz também.

Deixe o ar-condicionado ligado com certa frequência

Outro cuidado com ar-condicionado é manter uma certa frequência dele funcionando. O ideal é que seja, pelo menos, duas vezes por semana por dez minutos.

Isso permite que o equipamento por inteiro acione e permaneça funcionando, além de manter as válvulas sempre operando.

Caso não haja a utilização do sistema, as borrachas de todo o sistema podem ser comprometidas e não farão uma boa vedação. Como consequência, o gás refrigerante escapa com mais facilidade.

Desligue o sistema de ar antes de dar partida no veículo!

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de desligar o equipamento de ar antes de dar partida no carro.

O ar-condicionado faz parte do sistema elétrico do veículo. Quando ligado com o ar, ele acaba exigindo muito da bateria, o que pode perder pouco a pouco a vida útil da mesma.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro de Carro até 50% mais barato Seguro Auto Mão na roda