Deixe seu carro brilhando e ainda economize!
Você sabe como lavar o carro em casa? Pois é, alguns cuidados são essenciais para preservar a pintura do seu veículo e deixá-lo ainda mais belo.
Pode ser que algumas práticas com as quais você está acostumado não sejam as melhores, mas você verá que o assunto é bem simples e ainda te poupa um bom dinheiro para não precisar levá-lo ao lava rápido. Continue conosco e aprenda o que precisa fazer!
Acredite: é mais simples do que você pensa!
A dica parece um pouco óbvia, mas até mesmo quem sabe como lavar o carro em casa já deve ter esquecido aquela frestinha aberta e, então, molhado o interior do veículo. Assegure-se de que está tudo fechado.
Algumas pessoas optam pelo detergente neutro usado para lavar louças, mas este não é o melhor produto para a lataria do veículo. Opte por produtos próprios, que tenham sido desenvolvidos especialmente para este fim. Eles ajudam na limpeza e ainda preservam a qualidade da pintura.
Lavar o carro no sol faz com que a água seque muito rápido, o que pode ocasionar manchas. Prefira locais cobertos, que te permitem ter tempo suficiente para lavá-lo e, depois, secar adequadamente.
Algumas pessoas optam pela mangueira, mas quem tem lavadoras de alta pressão costuma usá-las para economizar água e ajudar na limpeza, o que é muito bom. Porém, evite usar a máquina com toda a sua pressão, o que pode danificar a tinta.
Comece lavando pelo teto, depois vá descendo gradativamente. Ao fazer o contrário, a sujeira de cima pode sujar as partes que você já lavou e, assim, aumentar seu trabalho.
Nem todo produto é adequado para limpar o carro, já que pode riscar a pintura. Sempre opte pelos que foram desenvolvidos especialmente para esta finalidade de modo a evitar o problema.
Como esses são os lugares que costumam concentrar a sujeira mais pesada, assim como a parte inferior da lataria, opte pelas escovas, mas não tão rígidas a ponto de riscar o carro.
Algodão e microfibra são os melhores tecidos, já que evitam riscos à lataria. A secagem costuma ser bem simples, já que boa parte da água já terá escorrido.
Como são várias frestas de difícil acesso, nada melhor que um aspirador para tirar toda a sujeira. Além dos próprios para carros, que costumam ser menores e portáteis, você também pode usar um aspirador residencial com aquelas peças redutoras.
Nos bancos de tecido, aspire-o para remover o pó e outras partículas. No caso dos bancos de couro, a peça do aspirador pode deixar o tecido marcado e, portanto, não é a melhor opção. Neste caso, opte por um pano úmido com sabão de coco, que limpa e ainda hidrata o couro.
Assim como acontece com peças de roupa e calçados, o couro dos bancos do carro pode ressecar.
Quem quer saber como lavar o carro em casa e deixá-lo nos trinques pode procurar por um hidratante para bancos de couro. Aplique pelo menos a cada seis meses, de modo a conservar sua beleza e resistência por ainda mais tempo.
Sua limpeza pode ser feita com o uso de produtos voltados à higienização dos plásticos do carro, como o painel e os demais botões que ali houver.
Evite, porém, os que possuam algum tipo de óleo, inclusive o silicone, já que eles podem ressecar as peças com o passar do tempo.
Como eles são determinantes para que você enxergue bem enquanto dirige, além de deixar o carro bonito, lave-os muito bem. Em seguida, ainda pode ser aplicado um produto.
Quem sabe muito bem como lavar o carro em casa pode fazer a lavagem do motor com água, mas este é um procedimento perigoso, já que pode prejudicar seu funcionamento.
Se quiser deixá-lo limpo até mesmo dentro do capô, opte por um pano levemente úmido, que remove a sujeira sem o risco do excesso de água.
Confira também: Como começar economizar dinheiro com seu carro?
Agora que você já conheceu as melhores dicas, pode fazer a lavagem do veículo sem precisar sair de casa. Se você roda muito com ele, o ideal é lavá-lo pelo menos uma vez por semana, mas isso depende de quão sujo ele estiver e também de quanto é utilizado.
Você já sabia como lavar o carro em casa? Tem outra dica bacana para ajudar quem deseja economizar e deixar o carro brilhando? Deixe sua opinião aqui nos comentários e até a próxima!