X

5 cidades mais sustentáveis do Brasil

Postado há 3 anos atrás
Sustentabilidade

Descubra as maiores cidades sustentáveis do território brasileiro

Sustentabilidade nada mais é do que ações que servem para suprir as necessidades diárias de um ou mais indivíduo, sem comprometer o futuro de outras gerações.

No Brasil, há cidades sustentáveis que recebem esse mérito por terem cuidados diários camuflados nas atitudes. Entre esses cuidados estão reciclar o lixo e cuidar do veículo para evitar grandes impactos negativos no meio ambiente.

As grandes vantagens da sustentabilidade são a maior qualidade de vida, preservação dos bens naturais e até melhora na economia local.

Mas não é somente do governo esse mérito. As iniciativas de moradores que procuram o bem estar e a preservação do meio ambiente são tão importantes quanto e auxiliam as cidades a terem esse posto.

Principais cuidados para a sustentabilidade

Existe um conceito da sustentabilidade utilizado em muitas empresas voltadas para ajudar o meio ambiente chamado de “tripé”. Ele se baseia em 3 pontos:

Dentre os principais cuidados para conseguir colocar a sustentabilidade em prática estão:

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quais são as principais cidades sustentáveis do Brasil?

Antes de listar quais são as cidades sustentáveis mais conhecidas do Brasil, entenda qual a característica similar que todas elas possuem.

É inegável que todas essas cidades pensam no futuro do planeta, e com isso oferecem mais cuidado. É exatamente esse plano a longo prazo que os unem.

Não é fácil transformar uma cidade inteira em um local sustentável. Isso requer muita colaboração de todos, como a criação de políticas públicas que auxiliam há décadas e trazem bons resultados para a natureza, economia e saúde da população.

1. Santana de Parnaíba – SP

Localizada na Região Metropolitana do estado de São Paulo, Santana de Parnaíba foi a primeira cidade do Brasil a apresentar à ONU (Organização das Nações Unidas) um plano com objetivos de desenvolvimento sustentável e gerar bem estar da população.

A coleta de lixo da cidade também aumentou em 50% depois de atribuir ex-catadores de materiais recicláveis na corporação Avemare.

Essa corporação tem como objetivo conscientizar a população sobre a reciclagem de materiais e como ele é importante para o meio ambiente.

Além da reciclagem, a corporação promove também a inclusão de seus empregados. Isso é feito através de parcerias com escolas, empresas e comércios, que engajam na economia da cidade com base no projeto sustentável.

2. Londrina – PR

Londrina é uma cidade do Paraná que se destaca por possuir uma grande política com a sua coleta de lixo.

Além de manter uma grande rigidez enquanto a coleta do lixo da cidade, a cidade realiza um projeto chamado Cesta Verde. Ele, que tem o objetivo de incentivar a população a trocar utensílios recicláveis por alimentos.

Com a inclusão de catadores de material reciclável no projeto, que funciona desde 1996, Londrina conseguiu com mérito aumentar a cobertura e a rentabilidade.

3. João Pessoa – PB

Considerada a primeira cidade sustentável do Brasil, a capital paraibana recebeu em 2019 o prêmio Arbor & Urbe por ser a cidade com maior percentual de áreas verdes.

Em alguns anos, a cidade fez um plantio de aproximadamente 200 mil árvores locais, que hoje em dia conta com 30% de seu território.

Graças a este percentual, João Pessoa é a segunda capital mais verde do mundo. Além disso possui espaços para preservar a natureza, organizada por órgãos públicos, o que ajuda muito também na realização de atividades sociais.

4. Curitiba – PR

Há um bom tempo na categoria de maior referência de sustentabilidade e mobilidade, a capital paranaense possui também diversos projetos voltados para esses temas.

Desde os anos 70, Curitiba possui a maior qualidade de ar comparada à outras cidades brasileiras. Além disso, oferece 64 m² de área verde e 36 áreas de preservação.

Curitiba é comparada com algumas outras metrópoles, como Madrid. A cidade possui projetos urbanos, como a inclusão de corredores de veículos biarticulados, o que garante mais agilidade nos trajetos para quem depende de transportes públicos.

A cidade paranaense possui um grande planejamento a longo prazo, principalmente beneficiando e inovando a relação da população com o meio ambiente.

Dois dos maiores pontos desse planejamento são o atendimento de água e esgoto e maior quantidade de pontos para acesso à internet.

5. Extrema – MG

Com o passar dos anos, Extrema, que é uma das cidades sustentáveis localizada em Minas Gerais, passou a mostrar que é possível um crescimento econômico simultâneo à preservação do meio ambiente.

Extrema tornou-se referência após iniciar um projeto de compensação ambiental. Isso porque  a cidade já foi conhecida por praticar grande degradação ambiental por conta de produções agropecuárias.

Hoje a cidade possui um projeto chamado Conservador das Águas, que foi o primeiro a cobrar serviços ambientais do governo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro de Carro até 50% mais barato Seguro Auto Mão na roda