Quer ficar o mais longe possível do posto de combustível? Então essa lista é pra você!
Ter carros mais econômicos é um dos sonhos de qualquer motorista. Afinal de contas, quanto menos combustível ele precisar para poder ir até onde deseja, melhor para o seu orçamento!
Entre tantas características, com certeza o consumo é uma das principais no momento de comprar o carro.
Enquanto algumas pessoas não são tão críticas quanto a isso, outras querem optar apenas pelos modelos com melhor autonomia para que a despesa com combustível seja aliviada.
Seja para comprar um carro novo ou por curiosidade, descubra quais são as opções da lista e veja quais são os modelos que se distanciam da amizade com os frentistas!
Nós já fizemos algumas listas por aqui, como das melhores pickups e dos carros pequenos e baratos.Já era chegada a hora de saber quais são os mais econômicos, não é?
Uma lista do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) mostra qual é o consumo dos veículos leves de 2020 no Brasil, mas ela não está ordenada.
Então, para te ajudar a entender melhor, separamos as 10 primeiras posições usando o critério de consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro). Explicando em outras palavras, é a quantidade de energia que eles precisam para se locomover. Quanto menor for este número, melhor.
Outra informação importante é que os veículos aparecem apenas em sua melhor versão, ou seja, se há dois modelos em versões diferentes que possuem uma autonomia digna de conferir-lhes uma posição na lista, apenas o melhor dos dois aparece.
Para facilitar e apresentar algo que faz parte da nossa rotina, também vamos mostrar os clássicos consumos por litro de etanol e de gasolina, tanto na cidade quanto na estrada. Confira:
O sedan da Ford ocupa a 10ª posição da lista. Embora esteja um pouco distante do topo do ranking, apresenta ótimos números em sua versão 1.0 SE manual.
Além de estar entre os carros mais econômicos da atualidade, ele também se encontra entre os líderes de vendas, o que ajuda a entender porque há tantos dele pelas ruas. Em sua versão 1.0 S manual, os números foram os mesmos do seu irmão sedan.
Outro hatch na lista. A melhor versão é a 1.0 Drive manual com start-stop, que deu ao veículo da Fiat uma bem-vinda oitava posição entre os carros mais econômicos.
O curioso é que não há tanta diferença entre o consumo nas ruas e na estrada, o que mostra a eficiência do sistema start-stop.
O compacto francês, na versão 1.2 Active manual, fez bonito na economia. Ele tem como um de seus destaques o fato de ter um motor 1.2, teoricamente com mais cilindradas que quase todas as opções que aparecem nessa lista.
O minicarro urbano, em sua versão 1.0 170 TSI Connect manual, teve a melhor classificação entre suas variantes, além do fato de ser o único da montadora alemã a desfrutar de um lugar na lista.
O subcompacto, em sua versão 1.0 Drive manual, é o segundo da montadora italiana na lista e tem números impressionantes.
Além de ser o carro mais vendido do Brasil, ele também ocupa um lugar entre os carros mais econômicos, o que também ajuda a entender o número de vendas. A versão com melhor desempenho foi a 1.0 manual.
Confira também: Ka x Onix x HB20: qual é o melhor?
O hatch subcompacto da Renault tem como diferencial perante os concorrentes o desenho, que se assemelha ao de um SUV “encolhido”. Abrindo o pódio, a melhor versão foi a 1.0 Life manual.
Nós falamos que o Peugeot 208 tinha mais cilindradas que quase todas as outras opções da lista porque a medalha de prata fica para o Corolla 1.8 Altis Hybrid CVT. Ele não apenas ganha em cilindradas mas é a única opção com câmbio automático (CVT) da lista.
Híbrido, ele tem três motores: um 1.8 flex a combustão e dois elétricos que ficam junto ao câmbio (tecnicamente, um transeixo). Não é preciso ligá-lo na tomada, pois assim que se freia ou tira o pé do acelerador, a energia é recuperada para a bateria.
Com números realmente impressionantes em termos de consumo, um ponto que se destaca é o fato de que o consumo é melhor na cidade, tanto no etanol quanto na gasolina. Isso ocorre justamente pela maior ação dos motores elétricos, diferente do que acontece nas estradas, onde a aceleração é constante.
A medalha de ouro vai para o Onix Plus 1.0 LT manual. A Chevrolet também fez dobradinha na lista dos carros mais econômicos, com destaque para este.Ele aproveitou-se da fama do Onix em relação às vendas para trazer um modelo sedan, que substituiu o Prisma.
Com certeza, uma das maiores despesas com os automóveis é com o combustível, especialmente para quem anda mais. Portanto, saber quais são as opções econômicas pode ajudar bastante na sua escolha.
É interessante notar que a avaliação por MJ/km nem sempre significa que aquele modelo é o melhor em relação ao aproveitamento de combustível.
Por curiosidade, se fôssemos considerar assim, entre o top 10, os melhores modelos para a cidade e a estrada em relação ao consumo de gasolina ou álcool seriam os seguintes:
Logo, o rei da cidade é o Toyota Corolla 1.8 Altis Hybrid CVT, enquanto o rei da estrada é o Chevrolet Onix Plus 1.0 LT manual.
E aí, qual dos carros mais econômicos você prefere? Já dirigiu algum deles? Qual você acha que é o melhor investimento? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!