Conheça as principais características e detalhes de funcionamento da tecnologia dos carros autônomos
Você já ouviu falar dos carros autônomos? Esse assunto ganhou força nos últimos anos, onde a proposta da tecnologia se mostrou um tanto ousada: fazer os veículos se movimentarem nas ruas das cidades sem necessidade de um motorista para conduzi-los.
Dessa maneira, inúmeras vantagens são conquistadas, começando pela diminuição do número de acidentes de trânsito, já que os veículos funcionam em uma rede inteligente e interconectada. Além disso, beneficia até mesmo os motoristas, com a comodidade de liberá-los para realizar outras tarefas dentro do automóvel.
Mas os benefícios não acabam por aí, pois os carros autônomos têm muito para oferecer. Quer saber mais sobre o tema? Então, fica ligado no conteúdo que preparamos, logo abaixo.
Os carros autônomos são veículos que, devido à tecnologia utilizada em sua construção, podem realizar um trajeto sem qualquer necessidade de intervenção humana. Na prática, eles são considerados veículos robotizados.
Diferentemente dos carros semiautônomos, onde a presença do motorista ainda é necessária para a maioria das situações, a proposta dos veículos autônomos é eliminar a função do motorista de uma vez por todas. A ideia é gerar comodidade e uma série de benefícios para o trânsito.
Assim, podemos falar que esses veículos, ao se popularizarem, vão transformar o trânsito mundial. Isso porque teremos computadores fazendo os melhores trajetos, eliminando erros humanos na direção e, principalmente, tornando o trânsito mais seguro e ágil.
Leia também: Dúvidas sobre o piloto automático do seu carro? A gente te explica!
Como falamos anteriormente, a proposta dos veículos autônomos é totalmente inovadora. Ela pretende, de forma bem ousada, eliminar a necessidade de seres humanos conduzindo carros – por mais que isso pareça um filme de ficção científica.
E não é apenas pela comodidade que algumas grandes montadoras estão em busca desse grande feito. Os benefícios que a tecnologia pode trazer para o trânsito, de várias formas, é o que mais acirra a disputa pela criação e popularização dessa inovação.
Podemos perceber, diretamente, 5 benefícios importantes proporcionados pelos veículos robotizados. Vamos conhecê-los:
Com carros computadorizados e interconectados em uma rede que se comunica o tempo todo, é possível reduzir os congestionamentos. Como as rotas dos veículos serão previamente conhecidas, elas poderão ser otimizadas.
Isso permite a redução drástica dos congestionamentos.Os veículos irão se adequar automaticamente aos trajetos, enquanto “conversam” entre si para fazer ajustes e correções de rotas.
Por meio dessa rede interconectada e em constante comunicação, é possível aumentar a velocidade média nas vias. Isso ocorre pois os computadores nos carros autônomos serão responsáveis pela completa direção do veículo.
Por eliminar o tempo de reação humana, bem como falhas que podem comprometer sua segurança, a proposta é deixar o trânsito mais rápido e igualmente livre de acidentes – o que impacta diretamente na mobilidade urbana.
A proposta do carro autônomo também é benéfica na questão de acidentes de trânsito. Desatenção, tempo de reação, sono, alcoolismo, entre outros pontos que afetam o ser humano, não terão tanto impacto com essa nova tecnologia que está crescendo ao longo dos anos.
Assim, esses veículos desenvolvidos tecnologicamente irão, finalmente, conquistar uma paz no trânsito nunca antes vista, tanto para motoristas e pedestres.
E a tecnologia também chega para trazer mais conforto e comodidade aos motoristas, que poderão estar livres para realizar outras tarefas até seu destino.
Dormir, responder e-mails, trocar mensagens e fazer uma refeição, por exemplo, serão possíveis dentro do carro autônomo. Isso irá proporcionar uma otimização do tempo e das tarefas realizadas no dia a dia.
Se a ideia é melhorar o trânsito e deixar os computadores controlarem os veículos, também perceberemos a diminuição das multas de trânsito, já que, novamente, não teremos os motoristas intervindo na direção do veículo.
A única desvantagem – que, por sinal, é bastante discutida nos dias atuais – diz respeito às decisões que um carro autônomo pode tomar em caso de acidentes.
Como o computador só consegue realizar ações para ao qual foi programado, ele não conseguirá definir qual a melhor maneira, eticamente, para resolver uma situação de perigo.
Por exemplo, ao sair da pista e avançar sobre um pedestre, o computador do carro deve tentar realizar uma manobra que salve o transeunte ou deve colocar a vida dos ocupantes do carro como prioridade?
No entanto, essa é uma situação ainda sem resposta, já que podemos ter casos onde a escolha de proteger o dono do veículo, que pagou caro por essa comodidade, pode comprometer várias vidas inocentes.
Assim, quem seria o culpado por esse acidente? A montadora do veículo, o fabricante da tecnologia autônoma ou os ocupantes do veículo? Essa é questão que ainda não foi decidida, até por não existir uma legislação para os carros robotizados.
Ainda assim, mesmo com os pontos que levantamos, temos mais benefícios em prol da sociedade do que prejuízos a considerar.
A tecnologia certamente terá um papel fundamental na inserção dos carros autônomos, já que será responsável por demonstrar os principais benefícios de sua adoção.
Portanto, o que nos resta é confiar que é possível criar um trânsito mais seguro e, de quebra, trazer mais comodidade para os donos de automóveis.
Estes, ao confiarem na tecnologia robótica, poderão desfrutar de inúmeros benefícios no dia a dia, incluindo um ganho considerável em sua qualidade de vida.
Vale lembrar que, mesmo sendo um carro autônomo, é importante pensar em questões de segurança, como a contratação de um seguro auto, para que você esteja sempre protegido em qualquer situação.