As férias de verão estão aí e nada melhor do que escolher um destino bacana e ir viajar. Entretanto, nem sempre os melhores lugares estão onde os veículos urbanos podem chegar. É nessas horas que um bom carro para trilha faz toda a diferença e te tira da cilada na mesma velocidade que sai do atoleiro.
Um bom carro para trilha deve ter tração 4×4 com reduzida, curso de suspensão longo, boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída. Outro detalhe muito importante são os pneus. Não adianta o veículo ter enorme capacidade fora de estrada se estiver usando pneus de asfalto.
Um carro para trilha não adianta muito se o motorista não tiver o mínimo de noção de condução em fora de estrada. Afinal, há um jeito certo para entrar e sair dos obstáculos, a hora certa de acelerar e frear, além de ser necessário saber dosar a aceleração. Recomenda-se aprender o básico antes de se aventurar nas trilhas.
O mercado brasileiro conta com várias opções de carros para trilhas, entre SUVs e picapes. Alguns aceitam desafios mais radicais, enquanto outros se saem melhor em trilhas mais leves. Confira os modelos!
A Hilux combina motor a diesel, tração 4×4 com reduzida, suspensão resistente e boa capacidade de carga na caçamba. Não é a toa que é um dos carros de trilhas mais famosos do mundo.
Se esse jipe pudesse escolher um lar, com certeza seria terra, pedra, areia! O Jimny tem suspensão específica para o off-road e bom vão livre do solo, que reduz impactos e traz robustez, ao mesmo tempo.
Além de unir sofisticação e design mais agressivo, o Compass é um dos SUVs ótimos para a cidade e para a terra, justamente pela sua altura, sistema de tração e capacidade off-road. Mas não espere dele um desempenho absurdo na terra.
Se quer um carro que combine mais com off-road do que até mesmo com a cidade, a Mitsubishi L200 é a ideal. Além de trazer o esperado conforto e performance nas estradas, o destaque vai para a altura em relação ao solo, os bons ângulos de ataque e saída.
A Ranger é sempre uma ótima opção de carro para trilha: robusta, com bom acerto de suspensão, capacidade de rodar por trechos alagados e rodar sólido. O acabamento é simples, mas a potência e o torque em baixos giros garantem a travessia. A picape média da Ford até ganhou uma variante bem específica para trilhas e afins,
O Renegade é um dos SUVs mais vendidos do país, tem nas suas versões com motor turbodiesel e tração 4×4 uma opção com bom custo/benefício para os trilheiros de plantão. Entretanto, assim como o irmão Compass, não aceita desafios muito radicais.
O Brnco Sport segue a mesma receita do Renegade: visual inspirado no Bronco da década de 1960, mas com tecnologia e equipamentos em abundância para encarar as trilhas com desenvoltura.
Resistência e força definem o Defender. Com capacidade de carga e de tração excepcionais, o jipão da marca inglesa é uma referência quando o assunto é off-road. Mesmo a nova geração, que vem carregada de luxo e tecnologia, é um verdadeiro monstro em estradas ruins e cheias de obstáculos.
Assim como o Defender, o Wrangler é uma referência entre os veículos off-road. Sua enorme capacidade de superar os mais difíceis obstáculos atrai entusiastas no mundo todo. Além da carroceria de duas portas, o Wrangler tem a opção de quatro portas e a picape Gladiator.