X

Ciclismo: bikes seminovas são uma boa opção?

Postado há 3 anos atrás
Mobilidade

Os seguidos dias de isolamento causados pela pandemia de Covid-19 trouxeram momentos de reflexão para muitos brasileiros. E boa parte deles concluiu que montar em uma bicicleta e sair pedalando pela cidade, além de ser extremamente benéfico para a parte física, é um excelente remédio para a mente. Mas aí surge a dúvida: como escolher a melhor bicicleta para prática de ciclismo?

O mercado de bicicletas, que já vinha crescendo na última década, explodiu nos últimos dois anos. De acordo com a Aliança Bike, entidade brasileira que reúne lojistas e empresas do setor, as vendas aumentaram 34% no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020. Mesmo 2020 já havia registrado uma elevação de 50% em relação aos seis primeiros meses de 2019.

Esse crescimento inesperado por bicicleta para prática de ciclismo trouxe consigo duas consequências comuns em situações assim:

Com tal panorama, comprar uma bike usada pode ser uma excelente opção. Tanto para quem está começando, quanto para quem já pedala há mais tempo e quer fazer um upgrade. Além de uma oferta maior, os preços podem ser até 70% menores se você não fizer questão de uma bicicleta super recente. Mas a busca por bicicleta para prática de ciclismo tem alguns segredos e cuidados. 

Confira:

Sem nota, sem chance

As plataformas como Mercado Livre e OLX, além de fóruns e grupos de ciclismo, são os melhores lugares para quem busca uma bike usada. Em todos eles há muitas opções, de todos os tipos, modelos, marcas, cores e preços. Entretanto, o ponto chave aqui é a procedência.

Com o aumento na quantidade de bikes nas ruas, cresceram junto os roubos e furtos. E o lugar que os bandidos costumam “passar para a frente” são justamente essas plataformas. Por mais tentadora que seja a oferta, desista se o vendedor não tiver a nota fiscal.

Pode até não ser no nome dele, afinal ele também pode ter comprado de segunda mão. Mas a nota deve ter os dados da bicicleta e, principalmente, seu número de série. Comprar uma bicicleta sem nota é como comprar um carro sem documento.

As lojas especializadas costumam ter bikes usadas para vender, muitas delas dadas como parte do pagamento em uma nova. Nesse caso, a garantia da procedência é a própria loja, que também deve fornecer um documento que comprove que ela vendeu o produto para você. Pode ser um recibo, cupom, nota fiscal ou termo. O importante é haver nele todos os dados da bicicleta.

De olho no estado da bicicleta para prática de ciclismo

Por ser usada, a bike de segunda mão pode trazer algum desgaste. Isso é normal, mas também não dá para abraçar uma muito detonada, não é mesmo? Alguns pontos podem ser observados até por que não é especialista.

  1. Estado Geral. Veja se a bike está muito riscada, se há rasgos nos bancos, o estado das manoplas. Veja se os aros estão tortos e amassados, se os pneus não estão desgastados, se as rodas, garfos e movimento central não estão com folga.
  2. Relação de marchas. A corrente e o cassete têm uma vida útil de aproximadamente 1,5 mil quilômetros nas mountain bikes e de 3 a 5 mil quilômetros nas bicicletas que não rodam na terra. Os dentes do cassete não podem estar muito afiados e os elos da corrente têm que estar firmes. A coroa dura mais que o cassete, porém também não pode estar desgastada.
  3. Teste a bike. Peça ao vendedor para dar uma volta. Teste o funcionamento do câmbio e dos freios e verifique se não há ruídos. Nas mountain bikes, veja se a suspensão está sem barulhos e firme.
  4. Bikes elétricas. O mercado de bikes elétricas explodiu e já há bastante opção usada. O mais importante é o estado da bateria, porém fica difícil testar a autonomia na hora da compra. Como a substituição não é barata, negocie uma garantia com o vendedor caso a bateria esteja com problemas.

Hora de pedalar

Bicicleta para prática de ciclismo escolhida, negócio fechado, bike em casa, chega a hora de sair para o rolê. Não esqueça, porém, que uma bicicleta é um veículo e deve seguir as leis de trânsito. E, o mais importante, ela é a mais vulnerável. Confira estas dicas de segurança:

Nova ou usada, a bicicleta para prática de ciclismo pode mudar a sua vida. Além de bem estar físico e mental, a bike traz novas amizades com os clubes de pedal e passeios que crescem a cada dia. É um ambiente saudável e de alto astral que cativa quem entra. Está esperando o quê para começar?

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro de Carro até 50% mais barato Seguro Auto Mão na roda