O brasileiro já havia descoberto os benefícios de pedalar de uns cinco anos para cá. As ciclovias, ruas, trilhas e estradas estavam cada dia mais cheias de ciclistas. Seja a caminho do trabalho, fazendo entregas, por lazer, treinando para competições ou apenas para se divertirem.
Junto com os novos ciclistas, veio um aumento considerável nos grupos de ciclismo e nas lojas e oficinas especializadas nas “magrelas”.
Aí chegou a pandemia de Covid-19. Enquanto alguns setores foram muito prejudicados, o de bicicletas ficou ainda mais aquecido. As vendas aumentaram 34% no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020. Mesmo 2020 já havia registrado uma elevação de 50% em relação aos seis primeiros meses de 2019. Os dados são da Aliança Bike, entidade brasileira que reúne lojistas e empresas do setor.
Mas qual a razão do aumento da procura pela bicicleta na pandemia? São várias:
Além dos benefícios para a saúde mental, a bicicleta é um excelente aliado para a forma física. Confira!
O ciclismo acelera o metabolismo, o que permite que a queima de calorias ocorra de maneira mais rápida. Portanto, o resultado é a perda de gordura, bem como a redução dos níveis de colesterol, além de promover o equilíbrio da glicemia.
Ao pedalar, o ciclista usa não somente as pernas, mas todos os grupos musculares do corpo. Assim, com o tempo, a resistência vai aumentando e fica cada vez mais fácil pedalar.
Por exigir muito da parte cardiorrespiratória, o ciclismo proporciona aumento do fôlego, da frequência cardíaca, além da redução da pressão arterial. Portanto, com o coração e os pulmões trabalhando mais, o oxigênio circulará melhor e mais rápido, beneficiando o corpo todo.
Ao pedalar, as toxinas que circulam pelo corpo são eliminadas.
A liberação de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer, aumenta consideravelmente durante a prática de ciclismo.
Ao pedalar ou praticar qualquer atividade física, o sistema imunológico do corpo é fortalecido, aumentando a resistência a vírus e bactérias.
No ciclismo, os primeiros impactos com o solo são absorvidos pela bicicleta. Assim, as articulações – principalmente pés, joelhos e quadril – são poupadas de lesões.
É muito comum pessoas com depressão, ansiedade e estresse conseguirem superar as doenças por meio da bike. Sair, conhecer novos lugares, fazer novas amizades, ter contato com a natureza e ver o mundo através de um outro ponto de vista são importantes aliados de uma boa saúde mental.
Com os incontáveis aumentos dos preços dos automóveis e dos combustíveis, está ficando cada vez mais caro se locomover pela cidade. Portanto, com a bike, o único gasto vai ser calórico. Dá para economizar um bocado e ainda cuidar da saúde.
Com o aumento do uso da bicicleta na pandemia, também cresceram as ocorrências envolvendo ciclistas. Assim, mesmo para quem pedala só por lazer, é importante seguir algumas dicas de segurança para que o passeio não se transforme em tragédia.
Você optou pela bicicleta na pandemia e está usando pouco o seu carro? Então que tal conhecer o seguro auto Pay Per Use da Thinkseg? Ele é um seguro completo onde você paga somente quando usa o carro. O pagamento é mensal, como nos serviços de streaming, por exemplo.
Um aplicativo faz toda a telemetria, calcula a quilometragem mensal e distingue o meio de transporte que você está usando (o próprio carro, aplicativos de transporte, ônibus, bicicleta ou a pé).
Pelo app, você tem todas as informações do seu seguro, além de acesso a assistência 24 horas e outras funcionalidades. Outra vantagem é que você faz a contratação, a vistoria do carro e o cancelamento da apólice pelo próprio celular, sem necessidade de ligações ou atendimento pessoal.
A bicicleta na pandemia tem se tornado uma grande companheira daqueles que buscam bem estar físico ou mental. E por que também não financeiro? Ao economizar com combustível e seguro, a satisfação de ver seu dinheiro rendendo mais é garantida. Clique aqui e faça a sua cotação do seguro auto Pay Per Use da Thinkseg.